JBS NEGOCIA A COMPRA DA MANTIQUEIRA BRASIL E DESCONHECE QUE UNIDADE DE AVES E OVOS EM SÃO JOÃO DO ITAPERIU ESTÁ A MENOS DE 600 M DE SETE ATERROS SANITÁRIOS

A empresa JBS S.A. é uma multinacional de origem brasileira, reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos. Está presente em mais de 20 países.

A MANTIQUEIRA BRASIL empresa brasileira é líder no segmento de avicultura na América do Sul. Há mais de 35 anos no mercado, possuí uma produção total de aproximadamente 4 bilhões de ovos por ano. Registra um faturamento anual expressivo de R$ 2 bilhões. Suas unidades de aves e ovos estão distribuídas em nove cidades: Itanhandu (MG), Passa Quatro (MG), Campanha (MG), Primavera do Leste (MT), Lorena (SP), Cabrália Paulista (SP), Francisco Beltrão (PR), Cabeceiras (GO), São João do Itaperiú (SC), Itirapina (SP) e Céu Azul (PR).

Informação do mercado de aves e ovos, diz que a gigante do setor alimentício JBS estaria promovendo negociações para adquirir a MANTIQUEIRA BRASIL.

A JBS ao comprar a MANTIQUEIRA BRASIL será “dona” das marcas “happy eggs” ou “Mantiqueira”, entre outros produtos que são produzidos por nove unidades de aves e ovos no País.

O que a JBS não sabe é que ao adquirir a MANTIQUEIRA BRASIL vai herdar um dos maiores litígios no meio ambiente de Santa Catarina.

A JBS desconhece certamente que a empresa privada LAVORARE SERVIÇOS S.A. está buscando o licenciamento ambiental para a instalação de sete aterros sanitários de resíduos perigosos e não perigosos em São João do Itaperiú em Santa Catarina.

Esses sete aterros sanitários da LAVORARE tem um único processo de licenciamento ambiental tramitando no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, e não informou a esse órgão público que a menos de 600 metros do limite da área de seus empreendimentos está instalada e operando uma das nove unidades de aves e ovos da MANTIQUEIRA BRASIL, que logo poderá ser JBS.

Unidade de produção de aves e ovos em São João do Itaperiu. Querem construir 6 aterros sanitários a menos de 500 metros dessa unidade. Norma fala que a distância deve ser de 3 km

Gravíssimo ainda, é que uma segunda empresa a SJI TRATAMENTO DE EFLUENTES S.A. está instalando na mesma área da LAVORARE, uma ETE-ESTAÇÃO DE TRAMENTO DE EFLUENTES de chorume de sete aterros sanitários a menos de 1,3 km da unidade de aves e ovos da MANTIQUEIRA BRASIL.

ETE da SJI sendo construída em área compartilhada com a LAVORARE

Essas duas empresas privadas, LAVORARE e SJI, não possuem qualquer experiência em operação de aterro sanitário de resíduos domiciliares e industriais e de operação de estação de tratamento de efluentes.

Esses efeitos da ETE e aterros sanitários para as atividades consolidadas em São João do Itaperiú serão devastadores, notadamente incompatíveis diante dos possíveis impactos na geração de odores, atração de vetores, entre outros, na região de Santa Luzia onde buscam operar esses empreendimentos.

A área compartilhada entre LAVORARE e SJI é imprópria para a instalações de seus empreendimentos.

Cabe lembrar a JBS S.A. que a Instrução Normativa – IN 56/2007, de 4 de dezembro de 2007 do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DO GOVERNO FEDERAL, diz que os estabelecimentos avícolas devem estar localizados em área não sujeita a condições adversas que possam interferir na saúde e bem-estar das aves, ou nas qualidades de produtos (aves e ovos), devendo ser respeitada a distância mínima entre o estabelecimento avícola e outros locais de risco sanitário de 3km (três quilômetros).

Há outros ilícitos nos licenciamentos ambientais dessas empresas que tramitam no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Recentemente a MANTIQUEIRA BRASIL muito preocupada com a possibilidade de instalação desses sete aterros sanitários a menos de 600 metros da sua unidade de aves e ovos em São João do Itaperiú, e da construção da ETE – Estação de Tratamento de Efluentes da SJI TRATAMENTO DE EFLUENTES S.A. a 1,3 km de seu estabelecimento produtor de aves e ovos, requereu uma audiência pública com o Promotor de Justiça RENATO MAIA DE FARIA, da 1ª. Promotoria de Justiça de Barra Velha (SC), que conduz o PROCESSO NOTÍCIA DE FATO NO. 01.2023.00046993-1 que foi aberto pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, por meio de representação da OSCIP AÇÃO AMBIENTAL, que aponta os ilícitos no licenciamento ambiental desses empreendimentos.

A OSCIP AÇÃO AMBIENTAL vai manter contato com a JBS e encaminhar a representação protocolada no MP, os aditamentos e anexos, e as cópias dos processos de licenciamentos ambientais de sete aterros sanitários de resíduos sólidos domiciliares e de resíduos industriais e da estação de tratamento de efluentes.

A SJI com o apoio da LAVORARE quer despejar milhões de metros cúbicos de efluente de chorume no RIO ITAPOCU, no prazo de 50 anos, cujas águas inundam as áreas de arroz irrigado na região, e o curso de água natural que corre da serra para a LAGOA DA BARRA DO ITAPOCU, para a LAGOA DA CRUZ e para o Oceano Atlântico.

FOZ DO RIO ITAPOCU-OCEANO ATLANTICO
Localização da Lagoa da Barra do Itapocu
PRAIA DA BARRA DO ITAPOCU
LOCALIZAÇÃO DA LAGOA DA CRUZ

Semana que vem, a OSCIP AÇÃO AMBIENTAL deverá noticiar o Ministério Público Federal sobre a descarga de efluente de chorume no Oceano Atlântico, e ingressar com uma Ação Civil Pública no Tribunal de Justiça de Santa Catarina sobre os ilícitos dos licenciamentos ambientais dos empreendimentos da LAVORARE e SJI.

Sugestão de leitura:

2 MILHÕES DE MUNÍCIPES EM SANTA CATARINA PODERÃO “ENTERRAR LIXO” EM SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ AO LADO DA MANTIQUEIRA BRASIL

27 de outubro de 2023

RIO ITAPOCU PODERÁ VIR A BANHAR COM EFLUENTE DE CHORUME DE ATERRO SANITÁRIO DOMICILIAR AS ÁREAS DE ARROZ IRRIGADOS EM SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ

13 de novembro de 2023

SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ: ATERRO SANITÁRIO A 30 METROS DE RECURSO HÍDRICO COMPROMETE A SAÚDE PÚBLICA O MEIO AMBIENTE E O SOCIOECONÔMICO

10 de dezembro de 2023

LAVORARE DESCUMPRE NORMA BRASILEIRA PARA INSTALAR SETE ATERROS SANITÁRIOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ITAPERIU SC

21 de dezembro de 2023

LOCAL PARA DESCARGA DE EFLUENTE DE CHORUME DOMICILIAR E INDUSTRIAL NO RIO ITAPOCU É O MESMO PONTO QUE RIZICULTORES COLETAM ÁGUA QUE INUNDAM ÁREAS DE ARROZ IRRIGADO

26 de dezembro de 2023

“CIDADE DOS SETE ATERROS SANITÁRIOS” SÃO JOÃO DO ITAPERIU É PRODUTORA DA FRUTA LICHIA

27 de dezembro de 2023

O LAGO ARTIFICIAL DO NEYMAR JR. E AS OBRAS DE 7 ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E DOMICILIARES EM SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ

28 de dezembro de 2023

SÃO JOÃO DO ITAPERIU: 7 ATERROS DE LIXO DOMICILIAR E PERIGOSO SENDO CONSTRUÍDOS FORA DAS ESPECIFICAÇÕES LEGAIS, E SEM LICENÇA AMBIENTAL NUMA ÁREA RODEADA DE NASCENTES E ARROIOS

4 de janeiro de 2024

SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ: LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM ÁREA COMPARTILHADA ENTRE EMPRESAS DISTINTAS INVALIDA A LICENÇA PRÉVIA DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE

5 de janeiro de 2024

EMPRESA SJI ESTÁ CONSTRUINDO UMA ETE DISTANTE 1,3 KM DE AVIARIO DESCUMPRINDO A INSTRUÇÃO NORMATIVA 56/2007 DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

8 de janeiro de 2024

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui