FALECIMENTO: Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero

Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero

O advogado Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero, 56 anos, faleceu na madrugada deste sábado, 08/05/2021, em São Paulo/SP. Deixa a esposa Roberta Barros e duas filhas do primeiro casamento.

Conheci o Álvares Otero em 2004 em São Paulo. Foram quase 17 anos de convivência. Otero era amigo de um assessor técnico do Vereador Ricardo Montoro em 2004. Esse assessor técnico, um competente engenheiro, me apresentou o advogado Alvares Otero.

Otero era procurador de sua família, proprietária de uma gleba de terra em São Paulo. A prefeita Marta Suplicy (PT-2000-2004) promoveu uma concorrência bilionária para a concessão dos serviços divisíveis de limpeza urbana e a destinação final do lixo em aterro sanitário a ser construído após assinatura do contrato.

E o inacreditável aconteceu. A Prefeitura de São Paulo publicou o edital dessa concorrência pública, incluindo a área de terra da Família de Alvares Otero sem ter desapropriado o imóvel, ou publicado um “ato administrativo com interesse público”, esse só aconteceu após representação ingressada no Ministério Público do Estado de S. Paulo.

Nunca consultaram o Alvares Otero e a sua família, titulares da área privada, para incluir a gleba de terra no edital público para a concessão do lixo de mais de R$ 10 bilhões, promovida pela gestão da prefeita Marta Suplicy (PT).

Acabaram assinando dois contratos originados dessa concorrência de concessão pública no final do governo de Marta Suplicy, em 2004, faltando apenas 86 dias antes de fechar o mandato de prefeita em São Paulo.

O tema faz parte de um processo ingressado na Justiça de São Paulo pelo Ministério Público de São Paulo, em 2004, onde estão apensados outros processos de pessoas físicas que judicializaram em ações populares contra essa concorrência do lixo da prefeita Marta Suplicy. Isso já faz quase 17 anos. E o aterro sanitário nunca foi construído.

Tudo indica que os dois contratos bilionários assinados no Governo da Prefeita Marta Suplicy não serão renovados no governo do prefeito Bruno Covas.

A Prefeitura de São Paulo a que tudo indica, e logo com a manifestação do Ministério Público de São Paulo, deverá ingressar na Justiça cobrando milhões de reais da empresa de propósito específico que deveria construir o empreendimento para a destinação final do lixo, conforme previsto em um dos contratos bilionários assinado em 2004.

Otero era um bon-vivant, um indivíduo bem-humorado, jovial, que valorizava os prazeres da vida e sabia gozá-los. Responsável e competente. Agora ficam as lembranças dos momentos incríveis e a mais profunda saudade. Às vezes o coração demora para aceitar a perda de quem amamos. Amigo, vou sentir sua falta para sempre. Vou lembrar das conversas, das risadas e de todos os momentos alegres que vivemos juntos. Descansa em Paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui