A FORÇA POLÍTICA DOS MORADORES DE TAQUARI VAI ENCERRAR A POLÊMICA INSTALAÇÃO DO FAMIGERADO ATERRO SANITÁRIO

Não há qualquer dúvida de que os moradores de Taquari, no Rio Grande do Sul, são contrários à construção do aterro sanitário da empresa privada SUSTENTARE Saneamento S.A.

Quem assistiu as manifestações dos moradores na cidade de Taquari, ou leu suas mensagens nas Redes Sociais, pode afirmar que 100% da população do município, que já foi conhecido por TERRA DA LARANJA e um dos maiores produtores de MEL do Rio Grande do Sul, está contra a instalação desse famigerado aterro sanitário.

Protesto contra o Aterro Sanitário da Sustentare em Taquari – RS – Data 26-02-2022 – Foto – divulgação

Os moradores não querem que TAQUARI seja conhecida popularmente por CIDADE DO LIXÃO, como se referiram nas Redes Sociais diversas pessoas que residem na cidade de Taquari, no Vale do Taquari, terceiro mais fértil do mundo.

Protesto contra o Aterro Sanitário da Sustentare em Taquari – RS – Data 26-02-2022 – Foto – divulgação

O empreendimento privado é conhecido por CTR VALE DO TAQUARI, conforme o processo de licenciamento ambiental que tramita na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – FEPAM RS, desde de 14/09/2019.

Esse aterro sanitário visa receber lixo de 36 municípios do Vale do Taquari, sendo 1.000 toneladas de lixo por dia com prazo de 22 anos, o que representa mais de 7 milhões de toneladas de resíduos sólidos domiciliares e urbanos enterradas na localidade de Amoras.

O editor do Blog do Dinheiro Público tem acompanhando as manifestações dos moradores de Taquari. Nas redes sociais os moradores são 100% contrários a construção do aterro sanitário e os protestos realizados na cidade mostram que ninguém deseja o famigerado aterro sanitário privado instalado no município de Taquari.

Representantes do povo foram a diversas reuniões de moradores de Taquari e nos protestos contra esse empreendimento. Com a força dos moradores não tem como esse empreendimento aterro sanitário ser instalado no município.

Estudo encomendado por moradores de Taquari, que trata da área onde pretendem instalar o aterro sanitário, empreendimento que poderá vir a receber mais de 7 milhões de toneladas de lixo, em 22 anos, mostra que o processo de licenciamento ambiental que tramita na FEPAM-RS é um ESCÂNDALO!!! “Tem muita água escondida no projeto do aterro sanitário”.

Prefeito André Brito – Taquari RS

O prefeito André Brito aguarda o parecer técnico de biólogo contratado pela Prefeitura de Taquari. Esse parecer é decisivo para que o prefeito André Brito conheça a situação do empreendimento no MEIO AMBIENTE de TAQUARI e os “pontos críticos” do projeto do aterro sanitário na área localizada em Amoras.

O vereador de Taquari Sérgio Diogo Duarte Pereira, popularmente conhecido por Sergio Bioextinset, esteve presente na reunião dos moradores de Amoras, evento que contou também com as presenças dos colegas vereadores Aldo Gregory e Ana Paula, na data de 08/02/2022, onde identificaram que a população é contrária à instalação do aterro sanitário da SUSTENTARE.

A seguir, o vereador Sergio Bioextinset tomou a iniciativa e protocolou na Câmara Municipal, em 18/02/2022, o Projeto de Lei “que dispõe sobre a proibição de instalação de aterro sanitário, ou similar, e o recebimento e a destinação de resíduos sólidos domiciliares, públicos, urbanos e rejeitos de qualquer natureza no Município de Taquari no Rio Grande do Sul e dá outras providências”.

Esse Projeto de Lei de autoria do vereador Sergio Bioextinset é constitucional.

Um Projeto de Lei de autoria de vereadores de Estância Velha/RS, proibindo aterro sanitário no Município, foi aprovado na Câmara de Vereadores em 23/12/2021. A seguir o prefeito sancionou a LEI MUNICIPAL NO. 2.591, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2021 que o leitor pode conhecer aqui.

PREFEITO DIEGO FRANCISCO SANCIONA LEI QUE PROIBE ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA VELHA NO RS”, publicado no Blog do Dinheiro Público em 24 de dezembro de 2021.

Definitivamente o aterro sanitário privado da SUSTENTARE será rejeitado na Câmara de Vereadores de Taquari, com a força política dos moradores e a participação dos parlamentares contrários ao empreendimento CTR VALE DO TAQUARI.

Os vereadores(as) de Taquari/RS, Ademir Fagundes, Maria do Carmo da Silva Santos, José Harry Saraiva Dias, Sérgio Diogo Duarte Pereira, Luis Henrique de Quadros Porto, Ana Paula Nunes Arnt, Leandro da Rosa Mariante, Aldo Gregory e Felipe Santos dos Reis, terão a oportunidade de aprovar o Projeto de Lei “que dispõe sobre a proibição de instalação de aterro sanitário, ou similar, e o recebimento e a destinação de resíduos sólidos domiciliares, públicos, urbanos e rejeitos de qualquer natureza no Município de Taquari no Rio Grande do Sul”, e com a força política dos moradores poderão encerrar a polêmica instalação do aterro sanitário, cujo projeto visa enterrar mais de 7.000.000 (MILHÕES) de TONELADAS DE LIXO, oriundos de 36 municípios do VALE DO TAQUARI, o TERCEIRO MAIS FÉRTIL DO MUNDO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui