O que se vê hoje no município de Pinhais, no Paraná, é a total falta de preservação da memória de um dos maiores arquitetos do Brasil: Ayrton Lolô Cornelsen.
O arquiteto Lolô criou diversas casas modernistas, clubes, hospitais, escolas, campos de golfe, estádios de futebol, circuitos de autódromos e hotéis em países da Europa, África, América do Norte e do Sul. Certamente foi um dos mais importantes arquitetos atuantes em Curitiba, no Brasil e no Exterior.
Lolô ajudou a constituir a imagem de uma Curitiba moderna e atualizada com a produção arquitetônica dos grandes centros urbanos. E surge agora empresários que querem demolir o AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA.
Entre as mais importantes obras do arquiteto Lolô Cornelsen estão o AUTÓDROMO de CURITIBA, o Autódromo de Jacarepaguá, o Autódromo de Estoril e o Autódromo de Angola.
O Estádio de Futebol Couto Pereira, e o Mineirão, do Governo do Estado de Minas Gerais, onde o Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube são os mandantes, são obras do arquiteto Lolô.
Lolô Cornelsen marcou a história do automobilismo no Brasil e no Exterior.
Ver uma das obras do arquiteto Lolô Cornelsen sendo demolida para dar lugar a um projeto do escritório do arquiteto Jaime Lerner, atinge diretamente à MEMÓRIA dos brasileiros.
A renúncia na defesa do patrimônio histórico, cultural, esportivo e da arquitetura paranaense, especificamente da obra do AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA, em especial o Circuito Raul Boesel, é flagrante e deve ser questionada.
Demolir o AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA para dar lugar ao loteamento privado, projeto concebido em conjunto com o escritório do arquiteto Jaime Lerner, é ceifar a HISTÓRIA e a MEMÓRIA do arquiteto Lolô Cornelsen.
O que diria o arquiteto Lolô Cornelsen ao arquiteto Jaime Lerner, se ambos estivessem vivos, e vendo as máquinas contratadas pela BairrU Urbanismo derrubando o AUTÓDROMO DE CURITIBA em janeiro de 2022?
Uma audiência pública foi realizada na noite de 16/09/2021, pela Prefeitura de Pinhais/PR, por meio da Secretaria de Urbanismo, juntamente com os representantes da AIC Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda. e a sua sócia Life Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda., que tem entre seus sócios e diretor Sr. Fernando Ribeiro Bau, genro do empresário Wilson Ferrro de Lara que é residente no Exterior.
Representante da Life Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda., empresa que é a titular da marca Bairru, e sua sócia AIC Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda., afirmou que o Projeto da BairrU Urbanismo na área do Autódromo de Curitiba foi concebido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (vídeo da audiência pública, no registro de 52:21 do total de 3:52:50).
O diretor e administrador da Life Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda., e da sua sócia AIC Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda.,o empresário Fernando Ribeiro Bau é ex-diretor da CGR CURITIBA LTDA, extinta em 31/12/2012, e ex-CEO da Estre Ambiental S.A., empresa gerenciadora de resíduos, que tem por co-fundador o empresário Wilson Quintella Filho, preso na Operação Quinto Ano, 59ª fase da Operação Lava Jato de Curitiba.
Derrubar a obra do arquiteto Ayrton Lolô Cornelsen para fazer o loteamento com projeto do arquiteto Jaime Lerner, e dar início a um megabairro, já causou enorme agitação nos fãs do automobilismo de velocidade no Brasil.
Tudo aponta que a polemica da destruiçao do AUTÓDROMO DE CURITIBA apenas começou. A partir da aprovação de profunda alteração na LEI MUNICIPAL Nº 1233, DE 30 DE SETEMBRO DE 2011, de Pinhais/PR, em relação ao artigo 26 que trata da Zona do Autódromo – ZA, que até outubro de 2021 tinha por finalidade abrigar as áreas destinadas a eventos diversos e atividades esportivas, fãs do automobilismo se reuniram e estão buscando alternativas para evitar o fechamento do “Símbolo do Automobilismo do Brasil”.
Palco de grande eventos o AUTÓDROMO DE CURITIBA ainda está de pé em área privada onde empresários buscam instalar um megabairro.
O Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) foi produzido pela empresa ECOTECNICA TECNOLOGIA E CONSULTORIA LTDA., encomendado pela AIC Urbanismo Empreendimentos Imobiliários Ltda, que tem por administradores Fernando Ribeiro Bau e Adilon Vitor Alves de Aquino Garcia.
O Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) contém 785 páginas e está sendo analisado por profissional no Rio Grande do Sul, que vai emitir parecer sobre o documento que foi aprovado pela Prefeitura de Pinhais.
O EIV é um instrumento de apoio ao planejamento urbano, uma vez que compreende um estudo prévio e detalhado dos impactos que um empreendimento ou intervenção gera na área em si e em seu entorno, possibilitando uma análise de medidas para minimizar impactos indesejados e potencializar os impactos positivos ao município.