RAC SANEAMENTO PROPÔS ACORDO PARA DESCARREGAR EFLUENTE DE CHORUME DE LIXO DOMICILIAR NO RIO PRINCIPAL – CANAL STIL, EM SANTA ANTÔNIO DA PATRULHA EM “TROCA” DE GERADOR DE ENERGIA

A empresa privada STIL – Sociedade Técnica De Irrigação Ltda, protocolou uma manifestação no Processo de Ação Civil Pública 5000502-85.2023.8.21.0065 que tramita no Tribunal de Justiça do RS, tendo por autora a Oscip Ação Ambiental. O documento é “explosivo”!!!

A STIL foi contatada via e-mail na data de 24/11/2022 pela RAC Saneamento, sobre o “interesse em firmar uma parceria para possibilitar o lançamento de Chorume no Canal de Irrigação da STIL, dejeto esse que estaria de acordo com as regras da FEPAM, sendo que em contra partida forneceria um gerador elétrico.”

O canal de irrigação da Stil é conhecido por RIO PRINCIPAL em Santo Antônio da Patrulha.

A STIL afirma “que a utilização dos canais de irrigação em Santo Antônio da Patrulha/RS, tal como pretende a RAC Saneamento Ltda, só irá gerar prejuízos e danos ambientais, agrônomos e econômicos aos associados e ao meio ambiente, principalmente a Lagoa dos Barros.”

A empresa STIL é expert na irrigação de lavouras de arroz irrigado, é contrária e mantém a proibição de utilização de seus canais de irrigação para lançamento de efluente de chorume.

Rac Saneamento Ltda é dona do aterro sanitário de resíduos sólidos domiciliares no município de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul.

Em 26/12/2022, “o Diretor da RAC Saneamento, Sr. Norival Comandolli, encaminhou um segundo e-mail a STIL propondo, de forma arrogante, que a STIL autorizasse a utilização do seu Canal De Irrigação para descarte do chorume advindo da atividade da empresa, por meio do fornecimento de uma Carta timbrada e assinada para anexar junto ao processo da Fepam.”

Por final, a STIL fechou as portas para a ampliação do aterro sanitário da RAC Saneamento em Santo Antônio da Patrulha e de descarga de efluente de chorume de lixo domiciliar no canal de irrigação, que alaga mais de 500 áreas de produção de arroz irrigado em dois municípios do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui