Santo André é um município brasileiro da Região do Grande ABC, localizado na Zona Sudeste da Grande São Paulo, parte da Região Metropolitana de São Paulo. É a oitava cidade mais desenvolvida do estado de São Paulo, segundo a ONU. Possui 723.889 habitantes conforme estimativa do IBGE/2021.
A Zona Sudeste da Grande São Paulo, mais conhecida como ABC Paulista, Região do Grande ABC é uma região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo, parte da Região Metropolitana de São Paulo, porém com identidade própria. A sigla vem das três cidades que, originalmente, formavam a região em um único município, sendo: Santo André (A), São Bernardo do Campo (B) e São Caetano do Sul (C).
No município de Santo André tem lixo. São 630 toneladas por dia.
Os resíduos sólidos vão para o Aterro Municipal de Santo André. É um complexo de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município. Trata-se de uma área destinada a receber os resíduos sólidos produzidos em Santo André e dar o destino ambientalmente correto a estes materiais coletados.
A Prefeitura Municipal de Santo André, através de sua autarquia Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) quer concluir no primeiro semestre de 2024 a concessão do serviço de coleta de lixo, transporte até o aterro municipal e a varrição das ruas da cidade.
Segundo o Semasa, em 2022, foram gastos R$ 131.848.506,17 com os serviços de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos (incluindo a operação do Aterro Sanitário municipal).
A prefeitura de Santo André afirma que “a contratação da empresa, por meio da PPP (Parceria Público Privada), vislumbra a manutenção da qualidade dos serviços já oferecidos hoje pelo Semasa e um incremento substancial nos investimentos e inovações”.
O contrato permitirá investimentos como a construção de mais 10 Estações de Coleta, nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, Usina de Tratamento de Resíduos Orgânicos, Central de Atendimento ao Usuário, Unidade de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção e Demolição, Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico, Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Centro de Controle Operacional (para monitoramento dos ecopontos e dos serviços de coleta e varrição), dentre outros”, diz o representante da prefeitura de Santo André.
Cita o representante da Prefeitura de Santo André que o município de São Bernardo do Campo os serviços de limpeza urbana e de resíduos sólidos são privatizados.
Na Região do Grande ABC em São Paulo, o município de São Bernardo do Campo recebe a prestação de serviços do Consórcio São Bernardo Ambiental formado pelas empresas Lara, Revita Ambiental e TB Serviços, que se uniram para atender a coleta e transporte de resíduos sólidos, além de conservação e limpeza urbana
A média mensal de despesas com os serviços em 2022 foi de R$ 6,7 milhões (coleta, transporte, tratamento e disposição adequada). Em 2022, a média mensal de resíduos comuns coletados foi de aproximadamente 21,7 toneladas”, explicou a prefeitura. Os resíduos também são encaminhados para o aterro sanitário de Mauá de titularidade da Lara Central de Tratamento de Resíduos.