CAMINHADA DE 9 ANOS DE ANIVERSÁRIO do “CAMINHO GAÚCHO DE SANTIAGO” EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

Caminho de Santiago. É considerado como a terceira maior rota de peregrinação cristã do mundo, o caminho de Santiago deixa marcas intensas em quem o completa. Um dos motivos é a distância percorrida, são 730 km de caminhada, apresentando trechos muito isolados.

Santiago de Compostela é um dos principais pontos de peregrinação e destino religioso da Europa há séculos. Na cidade está sepultado o apóstolo de Jesus São Tiago (Santiago Maior), que foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Seu grande marco veio após a crucificação de Jesus, quando ele decidiu pregar a nova fé e espalhar o cristianismo no Ocidente.

Hoje nós trilhamos o CAMINHO DE SANTIGADO em sua honra.

O destino final do Caminho de Santiago.

Santiago de Compostela é uma das cidades da Espanha que ficam ao norte do país, na província de La Coruña. Capital da comunidade autônoma da Galícia, a cidade fica no noroeste da Espanha, bem próximo à região do país banhada pelo Oceano Atlântico.

Em seu roteiro mais tradicional, o Caminho de Santiago começa no sudoeste da França, nas proximidades da fronteira com a Espanha, numa pequena cidade denominada Saint Jean-Pied-de-Port, e acaba na Galícia, no noroeste da Espanha, onde se encontra a Catedral de Santiago.

O Caminho de Santiago é sem dúvida a peregrinação mais famosa do mundo. Pelo menos no que diz respeito aqueles que devem ser percorridos a pé, por centenas de quilômetros, carregando seu mundo simplificado e reduzido em uma mochila nas costas.

Quando a maioria das pessoas fala sobre “o Caminho”, estão se referindo à rota de 730 quilômetros da vila francesa de Saint-Jean-Pied-de-Port, aos pés dos Pireneus.

Saint-Jean-Pied-de-Port é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento dos Pirenéus Atlânticos Está integrada na província histórica da Baixa Navarra no País Basco francês.

A cordilheira dos Pireneus separa a Península Ibérica do restante da Europa.

A rota atravessa a fronteira e segue para oeste através das grandes cidades espanholas de Pamplona, Burgos e Leon em direção ao lendário destino de Santiago de Compostela, o proclamado local de descanso do apóstolo São Tiago.

No Brasil, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, RS, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha, e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul estão promovendo a CAMINHADA DE 9 ANOS DE ANIVERSÁRIO, do CAMINHO GAÚCHO DE SANTIAGO, na data de 22 de outubro de 2023.

A caminhada conta com a participação de moradores patrulhenses, turistas, peregrinos, e praticantes de trilhas, e terá a saída as 8h da frente da Igreja Matriz em Santo Antônio da Patrulha.

A cidade de Santo Antônio da Patrulha, no estado do rio Grande do Sul, no Brasil, o “Caminho Gaúcho de Santiago” tem dois trajetos, um de 12 km e outro de 19 quilômetros pelo interior do município.

Caminho Gaúcho de Santiago foi assim denominado após o Cônsul da Espanha José Pablo Aguilar ter considerado que o “solo patrulhense” tinha uma réplica de Compostela (da cidade de Santiago de Compostela), em virtude da semelhança com as paisagens do caminho europeu.

Certamente uma grande oportunidade para conhecer as paisagens do município de Santo Antônio da Patrulha, locais históricos, e dar uma caminhada respirando ar puro. VENHA PARTICIPAR!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui