Em 2019, o prefeito de Taquari, no Rio Grande do Sul, era Emanuel Hassen de Jesus, conhecido por Maneco Hanssen, e o vice-prefeito era André Brito, ambos eleitos em 2016.
O vice-prefeito de Taquari em 2019 tinha excelente relação pessoal, administrativa e política com o então prefeito Maneco Hanssen. Tudo o que acontecia no município de Taquari, a dobradinha Maneco-Brito tinha conhecimento. Era o que os moradores eleitores dessa cidade do Vale do Taquari esperavam desses políticos nos cargos de prefeito e vice prefeito (2017-2020) no município de Taquari.
Essas duas autoridades de Taquari tiveram conhecimento, em fevereiro de 2019, de que a empresa privada SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. tinha muito interesse de instalar um aterro sanitário no município onde governavam, no Vale do Taquari, no Terceiro Vale Mais Fértil do Mundo.
O então prefeito Maneco Hassen e o seu vice-prefeito André Brito omitiram as informações sobre o aterro sanitário, notícias importantíssimas para todos os moradores da cidade de Taquari, sem dar conhecimento público entre 2019 e 2020 de que a SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. recebeu duas declarações da Prefeitura de Taquari para pudesse apresentar na FEPAM-RS e assim iniciar o licenciamento ambiental do aterro sanitário na localidade de Amoras no município de Taquari/RS.
Quase dois anos na gestão da dobradinha dos políticos Maneco-Brito em Taquari, e nenhuma palavra pública sobre a instalação de um aterro sanitário, com capacidade de receber mais de 7.000.000 (sete milhões) de TONELADAS DE LIXO, resíduos sólidos domiciliares e urbanos oriundos de diversos municípios do Vale do Taquari. O silêncio no lixo era total em 2019 e 2020.
Em 19/02/2019, a Prefeitura de Taquari na gestão da dobradinha dos políticos Maneco-Brito, entregou a CERTIDÃO DE ZONEAMENTO NO. 22/2019 que foi assinada pelo prefeito Maneco Hassen, declarando que “não restringe a possibilidade de implantação de atividade de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos” na localidade de Amoras, Taquari/RS, ou seja, informa por meio desse documento municipal para a SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. que nada impede de que essa empresa privada construa um aterro sanitário no município de Taquari.
Tamanha a relevância desse documento fornecido para a empresa SUSTENTARE pela gestão da dobradinha dos políticos Maneco-Brito, que certamente deveria antes o prefeito Maneco e o vice-prefeito André Brito, darem conhecimento público, promover uma reunião pública com as principais lideranças de Taquari, realizar uma audiência pública com os moradores de toda a sociedade local, incluindo os que seriam atingidos diretamente por esse empreendimento, e informar sobre a cidade de TAQUARI vir a receber um aterro sanitário de empresa privada. Nada absolutamente foi noticiado pela gestão da dobradinha dos políticos Maneco-Brito em 2019 e 2020. Porque será que silenciaram?
Em 26/02/2019, a Prefeitura de Taquari no governo da dobradinha dos políticos Maneco-Brito entregou a “MANIFESTAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARI QUANTO AO RECEBIMENTO DE RESÍDUOS DE OUTROS MUNICÍPIOS”, documento assinado pelo prefeito Maneco Hanssen, onde declara de que “tem ciência e não tem oposição à entrada de resíduos sólidos de urbanos de outros municípios em seu limite municipal, de modo que estes tenham disposição final no Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos”, empreendimento que a SUSTENTARE SANEAMENTO AMBIENTAL S.A. pretende instalar na localidade de Amoras, em Taquari/RS.
Um pouco mais de 6 meses após a entrega desse segundo documento, em 14/09/2019 às 10:29:06 a SUSTENTARE SANEAMENTO AMBIENTAL S.A. protocolou na FEPAM-RS, um processo ambiental para cumprir o roteiro e instalar o Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos em Taquari/RS.
À época a dobradinha dos políticos Maneco-Brito sabia de tudo.
Sonegaram essas informações dos moradores de Taquari/RS. Porque omitiram? Qual o interesse em nada falar ao povo de Taquari de que a cidade poderia vir a receber a construção de um aterro sanitário na localidade de Amoras?
Certamente se fosse uma indústria de qualquer produto, que gerasse emprego, centenas de empregos para os trabalhadores de Taquari, a dobradinha dos políticos Maneco-Brito teria realizada uma campanha noticiando a conquista. Ou estou errado?
Os moradores de Taquari são contra esse aterro sanitário que possui no interior de sua área diversas nascentes, manifestações superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d’água. Toda nascente representa um ponto por onde parte da água do lençol alcança a superfície do solo.
Essas nascentes foram localizadas na localidade de Amoras, no interior da área onde pretende a empresa privada instalar o aterro sanitário para receber 7 milhões de toneladas de lixo durante 22 anos.
A empresa privada titular da CTR VALE DO TAQUARI não mencionou essas informações das nascentes na área de Amoras no processo que tramita na FEPAM-RS. Não cumpriram também a legislação do Município de Taquari, e por consequência nada disseram aos moradores e eleitores da dobradinha dos políticos Maneco-Brito.
Documentos contidos no Processo de Licenciamento Ambiental da CTR VALE DO TAQUARI, que tramita na FEPAM-RS, dão a indicação da omissão no papel da existência de nascentes na área onde pretendem instalar um aterro sanitário.
Fotos mostram a contradição sobre a existência de nascentes na área de Amoras, local onde pretendem instalar o aterro sanitário em Taquari/RS.
O atual prefeito André Brito, da Prefeitura de Taquari/RS, até a data desta segunda-feira (07/03/2022) não se manifestou contra esse empreendimento aterro sanitário da SUSTENTARE.
Assim como não se manifestou que é a favor. Está em cima do muro. Nem SIM nem NÃO. Mas pela sua participação na gestão da dobradinha Maneco-Brito, entre 2019 e 2020, quando nada mencionou aos moradores e eleitores sobre Taquari vir a receber um aterro sanitário, dá indicativos que hoje ocupando o cargo de prefeito é a favor do aterro sanitário. Será? Afinal o Maneco é candidato a Deputado Estadual esse ano de 2022, e o prefeito Brito poderá dar continuidade na dobradinha Maneco-Brito, dessa vez com Maneco na Assembléia Legislativa. Ou estou errado?
Gravíssimo o que ocorreu na data de 03/03/2022, quinta-feira em Novo Hamburgo/RS, que envolve os três carros abaixo, três bandidos e coloca em xeque-mate o prefeito de Taquari com relação ao Meio Ambiente do Vale do Taquari.
O prefeito André Brito vai ouvir, se já não ouviu, toda a ocorrência criminosa operada em Novo Hamburgo/RS, onde foram utilizados esses três carros.
Essa operação criminosa reflete em Taquari. Há risco de vidas, de profissional biólogo e de sua esposa, de intimidação e eliminação de material que envolve informações sobre o Meio Ambiente do município de Taquari/RS.