A área do Rio Grande do Sul é de 281.707,156 quilômetros quadrados (km²), incluindo 10.196,942 km² na Lagoa dos Patos e 2.872,364 km² na Lagoa Mirim.
O maior município do RS é Alegrete com 7.800,163 km². O menor município do RS é Esteio com 27,676 km². Estância Velha é o 11º. município do RS com menor área, o equivalente a 52,076 km².
É nesse município gaúcho com apenas 52,076 km², a ORIZON Meio Ambiente S.A. pretende enterrar 512.825 toneladas de lixo por ano.
Serão 7.179.550 toneladas de lixo enterradas somente na primeira célula, com altura de 60 metros em relação ao nível do solo, por 14 anos, conforme o Formulário padrão para Licenciamento Ambiental de ATIVIDADES DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – RSU, da FEPAM-RS, documento público esse de responsabilidade da empresa privada ORIZON Meio Ambiente S.A., com sede no Rio de Janeiro, que informa que se trata de “Aterro de resíduos sólidos Classe II em cava de mineração encerrada, explorada preteritamente pelo Grupo Sultepa, situada no Município de Estância Velha, Estado do Rio Grande do Sul”. Vejamos na imagem abaixo.
Se viesse a ser liberada a LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO desse aterro sanitário em 2022, como declarou o diretor da ORIZON Meio Ambiente S.A., Sr. Milton Pilão Júnior, ao afirmar a veículo de comunicação no Brasil, que “temos aterros em diversas fase de licenciamento, e dessa frente, a ideia é ter um aterro novo a cada ano nos próximos 5 anos, sendo o de 2022 o do Rio Grande do Sul”, os moradores de Estância Velha/RS, aqueles que tem suas casas nos bairros CIDADE NOVA/COLINA VERDE, a menos de 350 metros do aterro sanitário, iriam conviver por 14 anos, ou seja, até o ano 2036 com o lixo sendo enterrado no empreendimento da cava da Sultepa S.A., somente na CÉLULA 1.
Pelo tamanho da área da Sultepa S.A., em Estância Velha/RS, que o leitor pode ver que está repleta de cavas, certamente o interesse econômico da empresa privada é construir diversas outras células no local. Não resta qualquer dúvida. CÉLULA 1, CÉLULA 2, CÉLULA 3 ….
A ORIZON Meio Ambiente S.A. pretende construir um Aterro Sanitário no município de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, para enterrar lixo domiciliar e público oriundo de outros municípios gaúchos, incluindo a capital Porto Alegre.
Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Porto Alegre são inicialmente os municípios alvos para destinarem seus resíduos sólidos urbanos no aterro sanitário da 11ª. menor cidade em área no estado do Rio Grande do Sul.
O aterro sanitário está distante menos de 350 metros de casas nos bairros CIDADE NOVA/COLINA VERDE em Estância Velha, empreendimento de alto potencial poluidor que pretende a empresa privada do Rio de Janeiro construir nas cavas de extração de basalto da Sultepa S.A.