Quem acessa o site da Prefeitura de Taquari no Rio Grande do Sul, no endereço https://www.taquari.rs.gov.br/ pode ler a história desse município gaúcho.
A Prefeitura de Taquari tem por prefeito André Luis Barcellos Brito (PDT), eleito pela Coligação PDT, PT e PSB na Eleição de 2020.
O prefeito André Brito fez constar no site da Prefeitura a história dessa cidade, afirmando que Taquari é um município brasileiro da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e à microrregião de Lajeado – Estrela. Sendo considerada a cidade “mãe do Vale do Taquari”, o terceiro mais fértil do mundo.
O Vale do Taquari, considerado o terceiro mais fértil do mundo, abrange 36 municípios da região central do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, com população formada por várias etnias, entre elas, destacam-se as de origem alemã, italiana e açoriana.
Taquari dista cerca de 95 km de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Brasil. Tem uma população estimada em 26.885 habitantes (IBGE-2020).
A cidade de Taquari que já foi famosa pela produção de frutas cítricas, sendo conhecida carinhosamente por “TERRA DA LARANJA”, durante muitos anos promoveu a FESTA DA LARANJA, festividade tradicional no estado gaúcho.
Hoje Taquari está fortemente baseada na silvicultura de reflorestamento do pinheiro e da acácia, visando atender basicamente à demanda das indústrias de beneficiamento de papel e celulose.
O Principal cartão-postal de Taquari é a Lagoa Armênia, uma das mais belas paisagens da cidade. Localizada a uma quadra da Praça da Matriz e emoldurada pelo parque Zeferino Brazil, com uma extensa vegetação e grande infraestrutura, é um ponto de encontro nos fins de tarde e nos finais de semana para tomar um chimarrão ou simplesmente passear com a família.
O Vale do Taquari”, o terceiro mais fértil do mundo, é alvo de implantação de um aterro sanitário privado, visando receber lixo de 36 cidades do Rio Grande do Sul.
Na cidade de Taquari, na localidade de Amoras, o aterro sanitário privado está previsto para operar por mais de 22 anos, com capacidade de recebimento de 1.000 toneladas por dia de lixo de 36 municípios.
A empresa SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. CNPJ 17.851.447/0001-77 é a titular do projeto da CTR – VALE DO TAQUARI, um aterro sanitário privado que poderá vir a ter 4 células, e receber lixo de outros municípios do Rio Grande do Sul.
O empreendimento implantado em Taquari será capaz de armazenar 360.000 toneladas de resíduos sólidos domiciliares e urbanos por ano, que serão enterradas no Vale do Taquari”, o terceiro mais fértil do mundo, durante 22 anos, o que representa o total de 7.920.000 toneladas de lixo dispostos na CTR – VALE DO TAQUARI.
Um dos símbolos de Taquari, o Pórtico da Cidade fica a 5,6 km em linha reta do aterro sanitário privado da SUSTENTARE.
A localização do CTR VALE DO TAQUARI pode ser identificada na Estrada Municipal Taquari – Vila de Paverama, S/N, Latitude: -29.681379 Longitude: -51.842801.
No Google Earth o leitor pode adicionar na barra de pesquisa -29.681379, -51.842801 e vai encontrar a área no Vale do Taquari”, o terceiro mais fértil do mundo, onde a empresa privada SUSTENTARE deseja instalar um aterro sanitário.
O Processo no. 009227-0567/19-6 da SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. CNPJ 17.851.447/0001-77 tramita na FEPAM-RS, protocolado em 21/10/2019, e atualmente está na fase da Licença Prévia do projeto do CTR VALE DO TAQUARI.