EX-PREFEITO JOÃO DIB MORRE EM PORTO ALEGRE AOS 93 ANOS

João Dib faleceu nesta quarta-feira (10/05/2023) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aos 93 anos de idade.

Dib foi o último gestor da capital gaúcha durante a ditadura militar e exerceu o cargo por um período significativo, de 7 de abril de 1983 a 1º de janeiro de 1986 (999 dias). Além de sua atuação como prefeito de Porto Alegre, João Dib foi vereador por 10 legislaturas na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em 1983, o engenheiro João Dib foi indicado à prefeitura da cidade de Porto Alegre pelo governador Jair Soares, que foi eleito democraticamente em 1982, ambos filiados ao PDS, partido político sucessor da ARENA. Eleito na Assembleia Legislativa gaúcha o engenheiro João Dib tomou posse como Prefeito de Porto Alegre em 7 de abril de 1983.

Ex-prefeito e ex-vereador de Porto Alegre João Dib (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

João Antônio Dib filho de Antônio Kalile Dib e Julia Kalile, é natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Nasceu no dia 24 de julho de 1929. Em 1956, graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Como servidor público municipal, foi topógrafo no Serviço de Habitação Popular, em 1952; fiscal da Administração da Limpeza Pública, em 1954; auxiliar de estatística da Divisão de Transportes Coletivos, em 1955; assistente técnico do Setor de Obras por três datas; assessor engenheiro do gabinete do prefeito, de 1965 a 1971; diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em 1968 e de 1975 a 1976; entre outros cargos.

Na Câmara, o vereador Dib ocupou diversos cargos. Foi presidente de 2 de janeiro de 2003 a 5 de janeiro de 2004; integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de 1971 a 1972 (enquanto suplente); vice-presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), em 2002 e de 2009-2010; presidente da Cefor, em 2005 e em 2012; e vice-presidente da Comissão de Educação Cultura, Esporte e Juventude (Cece), em 2008.

Em 1983, a cidade de Porto Alegre tinha por prefeito João Dib. Em uma reunião do secretariado do governo municipal, no Salão Nobre do Paço Municipal, sede da Prefeitura de Porto Alegre, o prefeito Dib surpreendeu a todos os participantes presentes. Sobre a mesa de reunião no Salão Nobre do Paço Municipal estava disposta uma enorme PEDRA.

Mesa de reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre

O prefeito João Dib começou a explicar o motivo que o levou a determinar  a sua assessoria que colocasse a enorme PEDRA sobre a mesa. Dib perguntou aos secretários e diretores de autarquias presentes na reunião, “se alguém sozinho poderia levantar e remover a PEDRA”?

Pelo tamanho e peso da PEDRA, não havia condições de um único secretário municipal ou diretor de levantá-la e removê-la de cima da mesa. O silêncio imperou no Salão Nobre do Paço Municipal.

E o prefeito João Dib vendo as expressões nos rostos de cada secretário municipal e diretores de autarquias, disse: “Eu sozinho não consigo levantar e remover a PEDRA. Conseguiremos o sucesso se todos nós fizermos um esforço conjunto. O nosso sucesso na gestão de Porto Alegre depende de todos nós. Juntos teremos êxito.” E a seguir, o prefeito João Dib deu sequência na reunião com os assuntos administrativos que constavam na pauta daquele dia. A mensagem foi passada a todos presentes nessa reunião em 1983. E a PEDRA permaneceu exposta no Salão Nobre do Paço Municipal em Porto Alegre durante todo o governo Dib. Isso aconteceu há 40 anos passados.

O prefeito João Dib (PDS) é lembrado pelo grande governo que fez a frente da Prefeitura de Porto Alegre. Um dos sucessos de seu governo ocorreu na gestão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU, uma autarquia do Município de Porto Alegre, órgão que à época era comandado pelo ex-vereador e advogado Luiz Vicente Vieira Dutra (PDS).

Dizia o prefeito João Dib que decidiu pelo nome do ex-vereador e advogado Luiz Vicente Vieira Dutra para ser o Diretor Geral do DMLU, por ser um profissional competente, colega de partido, e filho do Coronel Dastro de Moraes Dutra (da Brigada Militar), que ocupou o cargo de diretor-geral da antiga Divisão de Limpeza Pública – DLP, na segunda gestão do prefeito José Loureiro da Silva (PDC). O Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU veio a substituir a antiga Divisão de Limpeza Pública – DLP em Porto Alegre. Pai e Filho foram diretores na área do lixo, hoje da área de resíduos sólidos. E ambos obtiveram sucessos quando comandaram a Limpeza Urbana da Capital gaúcha.

O velório do ex-prefeito João Dib será realizado das 14h às 18h desta quinta-feira, 11/05/2023, no Salão Nobre do Paço Municipal, no Centro Histórico, em Porto Alegre. O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo decretou três dias de luto na Capital gaúcha em homenagem ao ex-prefeito João Dib.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui