DOIS CAMINHÕES COMPACTADORES DE LIXO BATEM DE FRENTE, PEGAM FOGO, E CINCO TRABALHADORES MORREM CARBONIZADOS

Santa Cruz Cabrália é um município localizado na Costa do Descobrimento, na Mesorregião do Sul Baiano, no estado da Bahia, no Brasil. Disputa com os municípios de Porto Seguro e Prado a primazia de ter sido o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. A população é de 27.922 habitantes (Estimativa IBGE 2020).

Cinco servidores municipais de Santa Cruz Calábria morreram carbonizados.

A explosão de dois caminhões compactadores de lixo que bateram de frente na rodovia 367, na altura do km 42,9 nas proximidades de Pindorama, município de Porto Seguro, na estrada que conduz ao aterro sanitário local, e o incêndio decorrente do acidente, foram causados por uma ultrapassagem de um dos veículos coletores de resíduos sólidos por um terceiro caminhão que transportava uma carga da fruta mamão, manobra que ocasionou o desastre.

Nessa terça-feira (26), por volta de 18h30, no trajeto entre Santa Cruz Calábria e o aterro sanitário, a rotina da trafegabilidade de dois caminhões compactadores de resíduos sólidos, veículos da frota da empresa de Bruno Azevedo Anunciação, contratada pela Prefeitura Santa Cruz Calábria, conforme o Contrato n°. 165/2017, sofreu uma ocorrência com cinco vítimas fatais.

Um caminhão de lixo fazia o percurso em direção ao aterro sanitário, ou seja, estava carregado com resíduos sólidos da cidade de Santa Cruz Calábria. O segundo caminhão de lixo percorria o inverso. Saiu do aterro sanitário, se encontrava sem carga. O total de três servidores em cada veículo. Duas equipes. Um motorista e dois garis em cada caminhão coletor de lixo.

O motorista de um dos veículos compactadores de lixo tentou ultrapassar um caminhão que transportava uma carga de mamão, e não conseguiu ter sucesso na manobra. Acabou atingindo o caminhão de frutas, e descontrolado bateu de frente no outro compactador de lixo, que trafegava em direção oposta, ambos pegaram fogo, explodiram e carbonizaram os trabalhadores. Um dos motoristas de um dos caminhões de lixo sobreviveu.

As pessoas que morreram no acidente foram identificadas como David Barbosa de Souza, de 21 anos, Adriano Monteiro, de 37 anos, Wagner Bispo dos Santos, de 34 anos, Evandro Conceição de Aquino, de 26 anos e Cleone Figueiredo do Rosário, de 34 anos.

Em nota, o prefeito Agnelo Santos, representando a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, lamentou a tragédia e disse que vai decretar luto oficial de três dias no município: “É com o mais profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália vem a público comunicar o falecimento de cinco servidores municipais da Limpeza Pública do município envolvidos no gravíssimo acidente entre dois caminhões compactadores ocorrido no início da noite desta terça-feira, 26, nas proximidades de Pindorama. A Prefeitura informa que irá prestar toda assistência aos familiares das vítimas e se solidariza pelo triste acontecimento, decretando luto oficial no município”.

Com absoluta certeza a Prefeitura de Santa Cruz Calábria terá que investigar esse brutal acidente. Assim como as autoridades públicas da Bahia, entre os órgãos públicos envolvidos na investigação desse acidente, cabe ao Ministério Público do Trabalho analisar a trafegabilidade do caminhão coletor de lixo com a equipe de garis apenas acompanhando o motorista.

A distância do município de Santa Cruz Calábria ao aterro sanitário, quando para a descarga do lixo coletado, deve ser percorrida somente com o motorista do caminhão compactador de lixo, sem a presença dos trabalhadores coletores de resíduos sólidos, por questão de segurança. Eram duas equipes. Um motorista e dois garis em cada caminhão compactador. Se fosse cumprida essa regra de segurança do trabalho, certamente não teriam cinco vítimas carbonizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui