A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA da Prefeitura de Curitiba, gestão do prefeito Rafael Greca, fez publicar a comunicação do encerramento da licitação da CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 016/2021-SMMA referente ao PROCESSO ADMINISTRATIVO ELETRÔNICO Nº 01-085903/2021, a qual “tratava da instalação da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA I”.
O processo de concorrência da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA I foi encerrado e a contratação de empresa de engenharia para implantação de sistemas de geração de energia fotovoltaica no ATERRO SANITÁRIO DE CURITIBA, empreendimento público conhecido por Aterro Sanitário da Caximba, que infernizou a vida dos moradores do bairro da Caximba por mais de 20 anos, vai para o arquivo.
O primeiro processo licitatório e o seu edital para as obras de engenharia da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA I não tiveram sucesso. De um universo de mais de 20.000 empresas que atuam na área de energia solar no Brasil, não teve uma que tenha comparecido na abertura da licitação pública promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, resultando essa deserta. Porque será?
A Prefeitura de Curitiba via a Secretaria Municipal do Meio Ambiente –SMMA, deverá abrir um novo processo de licitação pública e publicar um novo edital para a instalação da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA II.
Se espera que a Prefeitura de Curitiba, gestão do prefeito Greca, quando da publicação no novo edital da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA II, não tenha no corpo da Assessoria Técnica da SMMA de Curitiba, uma profissional de engenharia ambiental colaborando na formação do novo instrumento editalício, sendo ao mesmo tempo a “Supervisora de Operações da ESTRE AMBIENTAL S.A. em Curitiba e Região Metropolitana”, empresa privada que atua na área de energia do Brasil.
O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio da 1ª PROMOTORIA DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO com relação ao PROCESSO DA NOTÍCIA DE FATO Nº 0046.21.133535-4, na data de 08/10/2021 publicou a “Prorrogação de Prazo de Investigação” da CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 016/2021-SMMA da Prefeitura de Curitiba, PROCESSO ADMINISTRATIVO ELETRÔNICO Nº 01-085903/2021, a qual trata da instalação da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA I.