Balneário Camboriú: o excelente trabalho na operação da coleta do lixo originado no Réveillon 2022 na Praia Central

Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú, em dezembro 2020 - Foto: Element Films/Divulgação

Balneário Camboriú é uma cidade turística no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. É conhecida por suas belezas naturais e estrutura para receber os turistas. A Praia Central e os prédios mais altos do Brasil são grandes atrativos no Balneário Camboriú, que tem 7 dos 10 edifícios mais altos do país. Apelidada carinhosamente por “Dubai Brasileira”, em alusão a cidade dos Emirados Árabes que é famosa por ter prédios modernos e altos, a cidade de Balneário Camboriú é hoje muito procurada na temporada de verão.

Se for aprovada a legalização dos jogos no Brasil, prevista a votação para ocorrer em 2022, a cidade de Balneário Camboriú terá certamente a taxa de 100% de ocupação o ano inteiro.

Foi na gestão do prefeito Fabrício Oliveira, em 2020, que a cidade de Balneário Camboriú promoveu o alargamento da faixa de areia da Praia Central. A largura da faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros e foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros. O valor referência do investimento é de R$ 66,8 milhões.

A Prefeitura de Balneário Camboriú teria instalado o total de 900 lixeiras quando do alargamento da faixa de areia da Praia Central em 2020.

Esperavam perto de 2 milhões de pessoas na Virada do Ano de 2021/2022. O total de 600 mil pessoas assistiram à queima de fogos na praia em Balneário Camboriú, apontou a Polícia Militar de Santa Catarina. Se considerado o público no entorno e em prédios de Balneário Camboriú, o número pode ter chegado a 1 milhão, declarou representante da Secretaria Municipal de Turismo.

A contagem regressiva para a Virada do Ano foi projetada na roda-gigante Big Wheel, do Pontal Norte. O show pirotécnico ocorreu na Praia Central. Os fogos de artifício foram lançados de oito balsas e dos molhes do Pontal Norte e da Barra Sul, que durou entre 15 e 27 minutos aproximadamente.

Fonte: PMBC – Virada do Ano de 2021/2022
Fonte: PMBC – Virada do Ano de 2021/2022
Fonte: PMBC – Virada do Ano de 2021/2022

Tudo foi planejado para o maior Réveillon de Santa Catarina: a Orientação e Prevenção a COVID-19, a Vacinação, Postos de Saúde, a Segurança e o Corpo de Bombeiros, a Queima de Fogos e o Serviço de Limpeza Urbana da Cidade com a remoção do lixo à beira do mar na Praia Central. Certamente há inúmeras outras áreas que tiveram planejamento e contribuíram para o evento onde compareceram 600 mil pessoas.

Em um local onde há concentração de pessoas, a beira mar, em um evento comemorativo na areia, no caso de Balneário Camboriú, com 600.000 pessoas em movimento na Praia Central, é certo que haverá lixo. Muito lixo. E o planejamento da limpeza dos resíduos sólidos na areia deve ser rigoroso e operado sem erros.

O lixo descartado na Praia Central foi visível. Parte dos resíduos sólidos, garrafas de vidros quebradas, logo poderiam acabar ferindo mãos, braços, pés, e pernas de crianças, jovens e adultos, pessoas que estavam em movimento na areia durante o show pirotécnico da virada do ano em Balneário Camboriú.

Garrafas de todos os tipos e tamanhos, plásticas e de vidro, foram descartadas irregularmente na areia. Copos plásticos foram atirados ao chão. Sacos plásticos rolaram para o mar. Papel, pontas de cigarro, e outros resíduos sólidos fizeram parte da lista do lixo da virada do ano.

Balneário Camboriú – SC – Virada do Ano 2021/2022. Ao amanhecer, faixa de areia recentemente alargada estava coberta por lixo — Foto – Fonte: Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento LTDA /Divulgação
Balneário Camboriú – SC – Virada do Ano 2021/2022. Ao amanhecer, faixa de areia recentemente alargada estava coberta por lixo — Foto – Fonte: Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento LTDA /Divulgação

Certamente pensando em um universo de 2 milhões de pessoas, ou ainda 1 milhão, ou mesmo as 600 mil pessoas estimadas pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, que iriam se concentrar na Praia Central, na nova Praia Central com 70 metros de largura na faixa de areia, local onde ocorreu o show pirotécnico da virada do ano, a Prefeitura de BC considerou as 900 lixeiras instaladas em 2020 e a contração da empresa privada Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. que presta serviços a nove (9) cidades brasileiras, atendendo mais de 1,6 milhão de pessoas, que coleta mais de 459 mil toneladas de resíduos, e possui 2.300 trabalhadores especializados na limpeza urbana.

Provavelmente os que planejaram a limpeza da Praia Central, para a remoção dos resíduos sólidos decorrentes do evento do show pirotécnico da virada do ano, em Balneário Camboriú, consideraram a “educação ambiental” para o sucesso da festa do Réveillon 2022.

A Prefeitura de Balneário Camboriú não suja a praia, ela é a responsável pela limpeza do lixo. Quem suja a praia são os frequentadores. Uma parcela das pessoas que estavam na Praia Central na virada do ano e que não se preocupam com o meio ambiente.

A conscientização de turistas, em relação à “Educação Ambiental” deve ser “agressiva”, com uma intensa divulgação preventiva na internet, nas redes sociais, nos postos de informações aos turistas, nos estabelecimentos hoteleiros, gastronômicos, lojistas, shoppings e outros, e antecipadamente a data do evento nos veículos de comunicação. Um forte programa anual de “Educação Ambiental” se faz necessário. Balneário Camboriú possui o seu programa.

O Investimento em “Educação Ambiental” traz redução significativa no total dos custos com a limpeza urbana da cidade, no caso de Balneário Camboriú com a coleta de lixo na praia. Quanto menos lixo para coletar, menores serão os custos com a operação de limpeza da Praia Central, do calçadão, de ruas e de avenidas de Balneário Camboriú.

Com 600 mil pessoas em movimento na Praia Central, no calçadão e ruas e avenidas na cidade de Balneário Camboriú, a operação de limpeza urbana é bastante difícil. Ainda mais com uma parcela de pessoas descartando o lixo em qualquer lugar. Não resta dúvida o quanto é importante a “Educação Ambiental” preventivamente.

A empresa privada Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento executou um excelente serviço de remoção do lixo da Praia Central em Balneário Camboriú. O que se viu é a experiência a serviço dos turistas e moradores da cidade. Caminhões tombadeiras, máquinas com pá carregadeira, 700 funcionários, motoristas, coletores, técnicos e um intenso trabalho na remoção de lixo da Praia Central, certamente o maior volume apurado nos eventos à beira mar de Balneário Camboriú.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui