Na Costa do Ipiranga em Gravataí no Rio Grande do Sul, moradores contrários a instalação de uma central de destinação final de resíduos sólidos, composta por um aterro sanitário de resíduos sólidos domiciliares e urbanos e mais três empreendimentos na área do lixo, tendo a área de 268 hectares de propriedade da Sociedade Antônio Vieira como referência para o licenciamento ambiental na FEPAM-RS, criaram o MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO XÔ LIXÃO em 2005.
O padrinho do MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO XÔ LIXÃO é o advogado Jones Martins, ex-vereador de Gravataí e ex-deputado federal. Nas eleições de 2020, o advogado Jones Martins não foi candidato ao cargo de Prefeito de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
O MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO XÔ LIXÃO à época recebeu toda a atenção do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, sendo na oportunidade recebido na Promotoria do Meio Ambiente de Gravataí pelo Promotor de Justiça Daniel Martini, que teve atuação importantíssima no tema da instalação da central de destinação final de resíduos sólidos na COSTA DO IPIRANGA, e posteriormente no encerramento do Aterro Sanitário Metropolitano Santa Tecla, empreendimento público operado pela Prefeitura de Gravataí/RS.
Entre 2006 e 2007, centenas de moradores da COSTA DO IPIRANGA integraram o MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO XÔ LIXÃO, e numa grandiosa mobilização em Gravataí promoveram a maior campanha já vista na cidade, tendo por título “XÔ LIXÃO”.
O resultado foi uma estrondosa vitória conquistada pelos moradores da COSTA DO IPIRANGA em Gravataí, e certamente para toda a população dessa cidade, que por longos anos conviveu com o famigerado Aterro Sanitário Metropolitano Santa Tecla, empreendimento de responsabilidade de quatro cidades gaúchas, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre e Esteio, e operado pela Prefeitura de Gravataí, o qual funcionou por longos anos sem o licenciamento ambiental.
Integrante do Movimento de Preservação Xô Lixão decidiu convidar o padrinho Jones Martins para um almoço, respeitando o uso de máscara e o distanciamento (regras contra a COVID-19), tendo por objetivo marcar um grande encontro dos moradores da COSTA DO IPIRANGA, em Gravataí, para comemorar a “VITÓRIA DO XÔ LIXÃO” que ocorreu em 15 de fevereiro de 2007.
A alta de casos de Covid nos primeiros dias de 2022 no Rio Grande do Sul provocou um aumento na procura por testes em unidades de saúde, hospitais e farmácias em diversos municípios. Nesta terça-feira (04/01/2022), o governo emitiu avisos para todas as 21 regiões do estado em razão do aumento nas infecções por coronavírus.
Com todo o cuidado que o momento requer, talvez o Movimento de Preservação Xô Lixão não promova a FESTA DE 15 ANOS, em 15 de fevereiro de 2022. Mas o almoço é certo com o padrinho Jones Martins. Até porque tem muitas novidades acontecendo na COSTA DO IPIRANGA em Gravataí.