ACORDO TRIPARTITE PODE PROPORCIONAR QUE 600.000 TURISTAS VISITEM DOIS MEGAS ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E DOMICILIARES EM PIRAPORA DO BOM JESUS

Pirapora do Bom Jesus é um município brasileiro do estado de São Paulo. Está localizado na Zona Oeste da Grande São Paulo. Distante apenas 61 km do município de São Paulo. A cidade do “pulo do peixe” é dependente do turismo religioso.

Seu nome tem origem tupi e significa “pulo do peixe”, através da junção dos termos pirá (“peixe”) e pora (“pulo”). O nome é uma referência ao fato de, no período da desova dos peixes, eles saltarem sobre a água para vencer as corredeiras do rio e, desse modo, poderem alcançar a cabeceira dos rios, que são locais mais propícios à desova.

Estima a Prefeitura que 600.000 (seiscentas mil) pessoas vão a Pirapora do Bom Jesus anualmente.

É uma cidade famosa pelas romarias que recebe, charreteiros, cavaleiros, veículos e turistas de toda a parte do Brasil que chegam para reverenciar a imagem de Bom Jesus.

O Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a população de Pirapora do Bom Jesus é de 18.370 pessoas.

Alguns anos à frente, se nada mudar, esse universo de 600.000 turistas e mais 18.370 moradores de Pirapora do Bom Jesus terão a oportunidade de conhecer uma “central de tratamento de resíduos industriais e resíduos domiciliares e públicos, ditos, urbanos”, e respirar não mais o ar puro, mas inalar o “cheiro do lixo”, o odor do chorume/percolado, e de gases tóxicos originados de produtos químicos destinados nos dois megas aterros sanitários, que estão distantes 5,8 km do centro da cidade do “pulo do peixe”, em uma área verde nobre, intocável.

Dá para acreditar que isso possa ocorrer? Veremos a frente o ACORDO TRIPARTITE para a implantação de dois megas aterros sanitários em área verde de Pirapora do Bom Jesus.

Fonte: Google Earth: Latitude 23°22’59.99″S e Longitude 46°57’8.35″O

Polígono na área do ACORDO TRIPARTITE em Pirapora do Bim Jesus

O ACORDO TRIPARTITE para a implantação de dois megas aterros sanitários em Pirapora do Bom Jesus, para as destinações diárias de resíduos industriais e resíduos domiciliares, envolve as empresas privadas CS BRASIL Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais Ltda., do Grupo JSL, a PROMULTI Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente Ltda. e a experiente TZ TRANSPORTES.

A área do ACORDO TRIPARTITE mede entorno de 431 hectares (ha), mais de 4 milhões de metros quadrados, e está localizada a 3,29 km do aterro sanitário da TECIPAR em Santana do Parnaíba/SP, e a 2,9 km de uma Jazida de Calcário.

Parte dessa área verde do ACORDO TRIPARTITE está à beira do RIO TIETÊ, possivelmente de recursos hídricos não cadastrados, núcleos habitacionais muito próximos a área, o que favorece a chegada de odores na comunidade, pelo menos são 11 cursos d´água no seu interior, existências de grandes áreas com vegetação nativa (Mata Atlântica), a sua maioria em estágio médio, entre outras ocorrências, que indicam ser um local impróprio para a implantação de dois megas aterros sanitários em Pirapora do Bom Jesus.

A Oscip Ação Ambiental vai acompanhar o resultado do ACORDO TRIPARTITE, os estudos decorrentes da área em Pirapora do Bom Jesus, para a implantação de dois megas aterros sanitários de resíduos domiciliares e resíduos industriais.

Certamente o Bom Jesus não irá permitir que se construa esses malfadados empreendimentos de altíssimos potenciais poluidores, a beira de recursos hídricos e do rio Tietê, caudal esse que está comprometido com a poluição.

Os dois megas aterros sanitários vão produzir milhões de metros cúbicos de chorume/percolado, os quais deverão ser tratados no local, o que aumenta a potencialidade poluidora na área, e o efluente decorrente desse empreendimento deverá ser lançado no poluído rio Tietê. Em vez de despoluir o rio Tietê vão aumentar a poluição do caudal que percorre um longo trecho no município de Pirapora do Bom Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui