A Securities and Exchange Commission (SEC) anunciou na última quarta-feira acusações contra a empresa de tecnologia HP Inc. por enganar os investidores ao não divulgar o impacto das práticas de vendas realizadas em um esforço para cumprir as metas trimestrais de vendas e lucros. A HP concordou em pagar US $ 6 milhões para liquidar as acusações.
De acordo com a ordem da SEC, do início de 2015 até meados de 2016, em um esforço para cumprir as metas de vendas trimestrais, os gerentes regionais da HP usaram uma variedade de incentivos para acelerar, ou “puxar” para o trimestre atual, as vendas de impressão suprimentos que eles esperavam se materializar em trimestres posteriores. O pedido conclui ainda que, em um esforço para cumprir as metas de receita e ganhos, os gerentes em uma região da HP venderam suprimentos de impressão com descontos substanciais para revendedores conhecidos por vender produtos HP fora dos territórios designados dos revendedores, em violação da política da HP e acordos de distribuição . O pedido conclui que a HP falhou em divulgar tendências e incertezas conhecidas associadas a essas práticas de vendas.
“Os investidores têm direito a divulgações precisas de tendências de negócios que provavelmente terão um impacto material nas receitas futuras ou lucros operacionais de uma empresa”, disse Melissa Hodgman, diretora associada da Divisão de Execução da SEC. “A falha da HP em divulgar o impacto negativo previsível de seu uso de pull-ins e outras práticas de vendas criou uma imagem enganosa e incompleta da condição financeira da empresa.”
A ordem da SEC conclui que a HP violou as disposições de controle de anti-fraude, relatórios e divulgação das leis federais de valores mobiliários. Sem admitir ou negar as conclusões da SEC, a HP consentiu com uma ordem de cessar e desistir e pagar uma multa de US $ 6 milhões.
A investigação da SEC foi conduzida por W. Bradley Ney, Sarah Hall e Max Polonsky com a ajuda do contador Jamie Wohlert e supervisionada por Lisa Robertson.