Max Karl Ernest Ludwig Planck (1858-1947) foi um físico alemão. Considerado o criador da “teoria da física quântica”. Planck tentou buscar uma explicação para as características especiais da luz emitida por corpos aquecidos. A explicação veio em 1900, quando Planck afirmou que a energia não seria contínua, como se pensava.
Sua teoria dizia: “A radiação é absorvida ou emitida por um corpo aquecido não sob a forma de ondas, mas por meio de “pacotinhos” de energia”. A esses pacotes de energia Max Planck deu o nome de “quantum”, passando a ideia de unidade mínima, indivisível, uma vez que seria uma unidade definida de energia proporcional à frequência da radiação.
Max Planck apresentou essa ideia do “quantum” à Academia Alemã de Ciências, mas os cientistas não estavam preparados para tanto, pois a teoria ondulatória funcionava na maioria dos casos conhecidos. Lentamente o mundo científico começou a tomar conhecimento da ideia das partículas de energia, ou seja, da “teoria quântica de Planck”.
Em 1918, Planck recebeu o reconhecimento do mundo em geral com a conquista do “Prêmio Nobel de Física”.
Max Planck faleceu em Gottingen, Alemanha, no dia 4 de outubro de 1947. Em sua honra, a Academia de Ciências Kaiser Wilhelm recebeu o nome de Max Planck. O maior prêmio científico da Alemanha passou a ser a “Medalha Planck”.