PREFEITO DE SÃO JOÃO DO ITAPERIU ESTÁ PRESO EM SANTA CATARINA HÁ 42 DIAS

O prefeito de São João do Itaperiú Clezio Fortunato (MDB) e o vice-prefeito Jaime Antônio de Souza (PL) foram presos pelo GAECO do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. As prisões ocorreram em 29/04/2024. Os alvos são os contratos de saneamento e iluminação pública.

Prefeito Clezio e o vice Jaime – Município de São Joãdo do Itaperiú – SC

Nessa segunda-feira 10/06/2024 faz 42 dias (6 semanas) que Clezio Fortunado e Jaime Antônio de Souza estão presos.

Edson Junkes é o atual prefeito interino de São João do Itaperiu desde 1º. de maio de 2024.

São João do Itaperiú vive a maior polêmica na área de saneamento. No LIXO.

A OSCIP Ação Ambiental ingressou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA No. 5003990-50.2024.4.04.7201/SC na Justiça Federal, onde apontou ilícitos nos licenciamentos ambientais que tramitam no Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, via processos de sete aterros sanitários de resíduos domiciliares, industriais, de saúde, e urbano [da Lavorare Serviços S.A.], e de uma estação de tratamento de efluentes [da SJI Tratamento de Efluentes S.A], ambas têm por acionistas dois empresários e empresas em que são sócios.

Relatório Técnico elaborado pela OSCIP Ação Ambiental (40 páginas) fulmina a instalação e operação de uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e de sete aterros sanitários de resíduos perigosos e não perigosos em São João do Itaperiú, em Santa Catarina.

O IMA em uma pressa monumental para licenciar os dois empreendimentos, na semana passada, de junho de 2024, publicou no seu site na internet a concessão de Licença Prévia para os aterros sanitários de resíduos domiciliares, industriais, de saúde, e urbano [da Lavorare Serviços S.A.]. O inacreditável ainda é que a data é retroativa a março de 2024.

Essa Licença Prévia será contestada pela OSCIP Ação Ambiental.

Com pedido de liminar a AÇÃO CIVIL PÚBLICA No. 5003990-50.2024.4.04.7201/SC está para decisão/despacho do Juiz Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui