O cidadão que busca na internet informações sobre as Licitações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, não consegue acessar a página publicada no endereço consultalicitacao.curitiba.pr.gov.br e recebe como resposta a mensagem: “Não é possível acessar esse site”.
Se, ao tentar abrir um site na internet aparecer a mensagem: “Não é possível acessar esse site”, saiba que esse é um alerta de que há uma falha quando o navegador tenta carregar o certificado SSL da página consultalicitacao.curitiba.pr.gov.br da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba.
Após as providências por parte do usuário, se persistir a mensagem, o problema está no certificado SSL da página consultalicitacao.curitiba.pr.gov.br, o que só pode ser resolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ou pela Prefeitura de Curitiba que vem a ser a titular do site e que deve atualizar o certificado.
O SSL é um arquivo armazenado no site que cria uma conexão segura entre o usuário e a página. Para isso, utiliza a criptografia de dados, que é responsável por garantir que as informações trafegadas não possam ser lidas por pessoas não autorizadas. O certificado SSL é emitido com data de validade. Isso significa que, enquanto ele está dentro desse prazo, os dados são trafegados com segurança. Depois que ele expira, deixa de ter a função de proteger a página.
Moradores de Curitiba alertaram o Blog do Dinheiro Público sobre a mensagem “Não é possível acessar esse site”, na página das LICITAÇÕES da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A total falta de atenção aos pequenos detalhes por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba acaba mostrando que algo está profundamente errado na gestão atual. Não pode um site importante a transparência de uma licitação pública da Prefeitura de Curitiba, como o da PIRÂMIDE SOLAR DA CAXIMBA, ficar 4 dias fora do ar.