ORIZON RECONHECE QUE VAI GERAR, INEVITAVELMENTE, GASES E ODORES NA LAGOA DE CHORUME DO ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE EM ESTÂNCIA VELHA

O leitor pode acessar o sistema de consulta pública de processos de licenciamentos ambientais de empreendimentos no Rio Grande do Sul, no sistema SOL SISTEMA ON LINE DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, no endereço https://secweb.procergs.com.br/sra/ mantido pela PROCERGS – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. que é uma sociedade de economia mista, órgão executor da política de informática do Estado do Rio Grande do Sul.

No SOL SISTEMA ON LINE DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL após o rápido cadastro, o leitor pode fazer uma “PESQUISA” inserindo o CNPJ no.  03.279.285/0001-30 da ORIZON Meio Ambiente S.A., que é a nova denominação da Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A., empresa que ingressou com o primeiro processo de licenciamento ambiental na FEPAM-RS, em 2018.

Nessa consulta o leitor vai encontrar o arquivo denominado pela empresa ORIZON, de 1419 – Termo de Referência para RAS de Aterro Sanitário, que trata do RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DO ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE DE ESTÂNCIA VELHA.

Nesse RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DO ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE DE ESTÂNCIA VELHA, da empresa ORIZON Meio Ambiente S.A., protocolado na FEPAM-RS para cumprir os tramites do licenciamento ambiental desse empreendimento, consta na página 104, no título “Meio Ambiente”, o reconhecimento de que “No caso da lagoa de equalização de chorume, entende-se que a mesma irá gerar, inevitavelmente, gases e odores”.

O leitor deve prestar atenção que o RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DO ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE DE ESTÂNCIA VELHA está dividido em três partes, e todas estão protocoladas na FEPAM-RS.

Se alguém está com alguma dúvida de que Estância Velha vai cheirar lixo, deve ler o que a própria empresa dona do projeto do ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE DE ESTÂNCIA VELHA declarou no RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DO ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE DE ESTÂNCIA VELHA entregue a FEPAM-RS.

RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DO ATERRO SANITÁRIO ECOPARQUE DE ESTÂNCIA VELHA

A área do Rio Grande do Sul é de 281.707,156 quilômetros quadrados (km²). O maior município do RS é Alegrete com 7.800,163 km². O menor município do RS é Esteio com 27,676 km².

Estância Velha é o 11º. município do RS com menor área, o equivalente a 52,076 km².

É nesse município gaúcho com apenas 52,076 km², que a empresa ORIZON Meio Ambiente S.A. pretende enterrar mais de 500.000 toneladas de lixo por ano.

Serão mais de 7.000.000 toneladas de lixo enterradas somente na primeira célula, com altura de 60 metros em relação ao nível do solo, por 14 anos, conforme o Formulário padrão para Licenciamento Ambiental de ATIVIDADES DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – RSU, da FEPAM-RS, documento público esse de responsabilidade da empresa privada ORIZON Meio Ambiente S.A. Vejamos na imagem abaixo.

Formulário padrão para Licenciamento Ambiental de ATIVIDADES DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – RSU, da FEPAM-RS, documento público esse de responsabilidade da empresa privada ORIZON Meio Ambiente S.A.,

1 COMENTÁRIO

  1. Por quê não colocam isso bem longe das cidades. Ganância em primeiro lugar. Abaixo assinado para impedir isso. Não há políticos trabalhando pelo interesse do povo. SACANGEM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui