Nessa quarta-feira, 09/03/2022, o Promotor de Justiça de Taquari, André Prediger, participou da visita técnica na área do aterro sanitário da SUSTENTARE, localizada em Amoras, no município de Taquari, empreendimento privado conhecido por CTR VALE DO TAQUARI cujo processo de licenciamento ambiental tramita na FEPAM-RS, desde 2019.
A visita técnica na área de Amoras contou com a presença do biólogo Jackson Muller e de diversas lideranças da cidade de Taquari/RS.
O Promotor de Justiça de Taquari André Prediger caminhou na área de Amoras, sobre o local onde a empresa SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. pretende construir um aterro sanitário para receber 7 milhões de toneladas de lixo domiciliar e urbano, por 22 anos. Das 9h as 14h de quarta-feira, os integrantes da visita técnica na área de Amoras, fotografaram e fizeram vídeos das nascentes. Essas nascentes não constam no Processo de Licenciamento Ambiental da SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. que tramita na FEPAM-RS.
A empresa privada SUSTENTARE SANEAMENTO S.A. escondeu a existência das nascentes na área de Amoras, das autoridades, do prefeito e do vice-prefeito de Taquari, dos vereadores, dos moradores e de toda a população do VALE DO TAQUARI, o TERCEIRO VALE MAIS FÉRTIL DO MUNDO.
Na caminhada na área de Amoras, ocorreu o inusitado. O Promotor de Justiça de Taquari André Prediger ao caminhar com os demais integrantes da visita técnica, acabou pisando e afundando os pés em uma nascente. É A PROVA MAIS PROVADA da existência de nascentes na área de Amoras, local que a SUSTENTARE afirma não existirem.
O vídeo mostra uma das nascentes na área de Amoras, no município de Taquari.
O Promotor de Justiça de Taquari André Prediger condenou a área de Amoras, e a considera imprópria para a instalação do aterro sanitário da SUSTENTARE no município de Taquari/RS.
O empreendimento CTR VALE DO TAQUARI não vai sair do papel e logo a Câmara de Vereadores de Taquari vai aprovar o Projeto de Lei nº 5.550/22 que “Proíbe a instalação de aterro sanitário, ou similar, e o recebimento e a destinação de resíduos sólidos domiciliares, públicos, urbanos e rejeitos de qualquer natureza no Município de Taquari, estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências“ de autoria do vereador Sérgio Diogo Duarte Pereira, popularmente conhecido por Sergio Bioextinset, protocolado em 18 de fevereiro de 2022.