Empresário, cidadão brasileiro, Lucas Matheus Damazio Corrêa, namorado da Miss Santa Catarina Sabrina Santos, eleita em 19/11/2021, denuncia caso de racismo no hotel Il Campanário em Jurerê Internacional, em Florianópolis/SC, cuja administração hoteleira é de responsabilidade do GRUPO HABITASUL.
O Grupo Habitasul além de administrar o hotel Il Campanário é também responsável pelo hotel Jurerê Beach Village, bem como a gestão do Jurerê Open Shopping, ambos negócios localizados em Jurerê Internacional.
O hotel de luxo do Grupo Habitasul, o Il Campanario, é um empreendimento que está localizado no bairro de Jurerê Internacional, na Capital de Santa Catarina, a 200 metros da praia de Jurerê.
O cidadão Lucas Matheus Damazio Corrêa, de 27 anos, denunciou por meio de vídeo em suas redes sociais um caso de racismo que teria sofrido no hotel Il Campanário em Jurerê Internacional.
Lá nesse hotel Il Campanário, no bairro de Jurerê Internacional, o cidadão Lucas Matheus Damazio Corrêa se hospedou com a irmã, a mãe e a namorada Miss Santa Catarina.
O seu relato em vídeo deixa claro que a sua denúncia se trata de racismo. O caso teria ocorrido no momento em que circulava pelo hotel, vindo da piscina. Um segurança teria seguido Lucas e sua família pelos corredores do hotel Il Campanário, e sido grosseiro exigindo a utilização de uma pulseira. A família teria sido informada que, apenas, o cartão do quarto seria necessário.
“Quando voltei o segurança nos seguiu e já chegou falando com autoridade: ‘O que estão fazendo sem pulseira?’. Gritou com a minha mãe para ela não encostar nele, que ela queria explicar. Um racismo, uma coisa horrível. Em um restaurante abordaram minha mãe perguntando se ela não trabalhava ali”, afirmou o Lucas Matheus Damazio Corrêa em vídeo.
“Cheguei aqui às 12h30, meu check-in só podia entrar às 15h00. Então, foi me dado uma pulseira de acesso limitado ao lob e a piscina, na área de lazer. Foi me falado que depois iriam me dar um cartão do quarto, a chave de acesso. Pedi comida 12h30 ela chegou 14h45. Fui a recepção 15h00 e meu quarto só liberou as 16h08”.
No vídeo o empresário Lucas declara que se trata de “racismo”, uma coisa horrível, e que está decepcionado com o Il Campanário. Ele relatou, em boletim de ocorrência (BO) na Polícia, que a família foi abordada de forma desrespeitosa por seguranças.
“Será que é minha cor? Será que eu não poderia estar aqui?”, questionou, em um vídeo no Instagram.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que acompanha as investigações sobre a denúncia de racismo no hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional. A tarefa será feita pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (Necrim).