DERRAME DE LIXO DECORRENTE DE DESLOCAMENTO DE TALUDES ARTIFICIAIS DO ATERRO SANITÁRIO DA ESTRE SOTERRA FUNCIONÁRIO

Derrame de lixo por deslocamento dos taludes artificiais do aterro sanitário da ESTRE em Fazenda Rio Grande/PR - Brasil. Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande

O aterro sanitário de resíduos sólidos domiciliares e públicos (urbanos) denominado CGR IGUAÇU (Centro de Gerenciamento de Iguaçu), de titularidade da empresa privada ESTRE AMBIENTAL S.A., pertencente a holding Estre Ambiental Inc, das Ilhas Cayman, localizado no município de Fazenda Rio Grande, no Paraná, no Brasil, sofreu um grande desmoronamento de taludes artificiais do empreendimento que deixou milhares de toneladas de lixo a céu aberto e chorume.

Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo, rocha, e no caso do aterro sanitário, de lixo.

CGR Iguaçu-Estre Ambiental S.A. – Fazenda Rio Grande – Paraná – Fevereiro de 2022
Aterro sanitário Iguaçu em Fazenda Rio Grande no Paraná - Foto-autor-Enio Noronha Raffin
Imagem da obra do aterro sanitário CGR iGUAÇU no município de Fazenda Rio Grande em Outubro de 2010 – Foto: Enio Noronha Raffin

O acidente aconteceu no aterro sanitário da ESTRE no final da tarde do último sábado (25/06), e as equipes de resgates dos Bombeiros e Defesa Civil informaram que o local é de risco, com poças de chorume e muitos gases e certamente um cheiro insuportável de lixo.

Derrame de lixo por deslocamento dos taludes artificiais do aterro sanitário da ESTRE em Fazenda Rio Grande/PR – Brasil. Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande
Derrame de lixo por deslocamento dos taludes artificiais do aterro sanitário da ESTRE em Fazenda Rio Grande/PR – Brasil. Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande

Por volta das 18h deste domingo (26/06), a Defesa Civil informou que os Bombeiros encerraram as buscas no aterro sanitário e que devem ser retomadas às 7h da segunda-feira (27/06).

Consta informação de que um funcionário da ESTRE estava trabalhando como operador de uma máquina retroescavadeira, na parte de cima do aterro sanitário, na frente de trabalho sobre os resíduos sólidos domiciliares e públicos. Esse empreendimento recebe lixo público e privado.

Local de trabalho da máquina retroescavadeira no aterro sanitário CGR Iguaçu em Fazenda Rio Grande/PR.

Ao ocorrer o deslocamento dos taludes artificiais do aterro sanitário CGR Iguaçu, o profissional operador e a máquina retroescavadeira acabaram sendo levados pelo “derrame de lixo” e se encontram soterrados.

Até o final da tarde desse domingo, o operador da máquina funcionário da ESTRE ainda não tinha sido localizado pelos Bombeiros e Defesa Civil envolvidos no resgate.

A empresa Estre Ambiental, titular do CGR Iguaçu, no município de Fazenda Rio Grande/PR, onde o acidente aconteceu, informou que houve um “descolamento de talude em seu aterro sanitário” e publicou uma nota que colabora com as autoridades.

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande se manifestou afirmando que está “acompanhando as buscas pelo operador de máquinas que desapareceu no aterro sanitário no início da noite de sábado (25)”, e “que disponibilizaram maquinário para apoio as buscas, concentrando todos os esforços para encontrar o operador e dar toda assistência a seus familiares, e que estão monitorando as ações”.

O CGR Iguaçu foi construído pela Estre Ambiental S.A., em Fazenda Rio Grande/PR, e licenciado pelo antigo IAP – Instituto Ambiental do Paraná, hoje Instituto Água e Terra do Governo do Estado do Paraná, tendo obtido a primeira Licença de Operação em outubro de 2010.

Esse aterro sanitário CGR Iguaçu localizado no município de Fazenda Rio Grande recebe os resíduos sólidos domiciliares e públicos de 23 municípios do Paraná, incluindo o de Curitiba, algo em torno a 2.500 toneladas de lixo por dia, gestão que é feita pelo Consorcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (CONRESOL), que possui sede em Curitiba e tem por presidente o prefeito Rafael Greca.

O empreendimento aterro sanitário CGR Iguaçu atualmente é operado pela empresa privada Estre Ambiental S.A., titular do aterro sanitário em Fazenda Rio Grande/PR.

A CGR Curitiba Ltda. também operou o aterro sanitário CGR Iguaçu no município de Fazenda Rio Grande. Essa empresa privada CGR Curitiba Ltda foi extinta em 31/12/2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui