No verão as baladas de Jurerê Internacional reverberam de ponta a ponta do Brasil. Magníficas. Há quem diga no exterior que os beach clubs são a alma musical da Ilha da Magia.
Estamos em novembro de 2020, as vésperas da virada do ano. Em plena 2a. onda da pandemia do Covid.
E a procura pela praia de Jurerê, localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina, a cerca de 30 km do centro da cidade de Florianópolis, e distante 32 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, está em alta.
O bairro de Jurerê Internacional é planejado, banhado pela praia de Jurerê, há construções luxuosas na sua grande maioria mansões sem muros, jardins com muito verde e edifícios com até três andares.
As ruas e avenidas são arborizadas e levam os nomes de animais marinhos, podendo citar entre essas vias públicas a avenida dos Búzios, dos Dourados, das Lagostas, entre outras.
Jurerê Internacional é voltado para a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Há serviços de saneamento básico com tratamento de esgoto para parte do bairro e fornecimento de água sob a exploração privada do grupo Habitasul.
Quem circula em Jurerê Internacional vai se defrontar com o lixo. Engana-se quem acredita que no bairro de Jurerê Internacional não tem lixo.
O prefeito reeleito Gean Loureiro deve fazer uma visita no bairro famoso. Lá pintaram faixas de seguranças e linhas divisórias nas ruas.
É bom avisar o prefeito Gean que alguém em Jurerê Internacional quer instalar um “lixão” no Amoreville. Lá esse “alguém” tem destinado regularmente muito lixo orgânico e da construção civil em pleno passeio público. Passa dia, passa noite, passa meses, e o lixo continua lá exposto. Falam que está depositado no passeio público há 9 meses. Não há como dizer que ninguem viu o lixo em Jurerê Internacional.
Hoje o Professor Resíduo foi a Jurerê Interancional, no Amoreville, e levou um bolo de aniversário para registrar o “lixão”. Identificou blocos de concreto, sacos plásticos rasgados com resíduos organicos em decomposição, que se encontram expostos aos vetores e animais domésticos que o visitam. Saúde pública parece o que menos importa.
O Professor Resíduo evitou aglomerações. Promoveu uma composição instrumental sem forma definida. Uma balada do lixo. Com absoluta certeza amanhã o lixão do Amoreville deverá ser removido de Jurerê Internacional.
Os turistas que passeiam no bairro de Jurerê Internacional, certamente o que não desejam ver é lixo. Ainda é tempo de corrigir os erros de quem é responsável pela remoção do lixão. Deixar como está agride o meio ambiente.
Alô prefeito Gean, o Professor Resíduo é um educador ambiental e vai promover outras visitas em Jurerê Internacional.
Feliz aniversário lixão.