A Associação dos Moradores de Jurerê Internacional – AJIN, em seu veículo de comunicação informa as Ações desenvolvidas no período de 16.01 a 22.01.2023 no bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, onde por meio de seu Presidente Sergio Costa, diz que “a entidade recebeu várias reclamações de moradores de Jurerê Internacional incomodados com os fortes odores de esgoto sanitário”.
Aponta a AJIN, que “os fortes odores de esgoto sanitário exalados da elevatória de esgoto”, localizada na rotatória da Avenida dos Dourados com a Rua das Algas, conhecida popularmente por RÓTULA DO FEDOR, “que a situação está sendo tratada pela entidade de moradores junto ao departamento de água e esgoto da empresa imobiliária Habitasul (relatórios dos períodos 04.04 a 10.04.2021) e que, mesmo com base nessas reclamações de moradores junto a entidade e ação da AJIN, “o problema dos odores continua sem uma solução”.
Outro ponto questionado pelos moradores de Jurerê Internacional, de fortes odores de esgoto sanitário, está localizado nas proximidades da unidade de tratamento do departamento de água e esgoto da empresa imobiliária Habitasul, localizado na Avenida dos Salmões (relatório 19.07 a 25.07.2022).
O presidente da AJIN, Sérgio Costa, diz ainda que também observa-se fortes odores de esgoto sanitário, junto ao hotel Il Campanário em Jurerê Internacional (ao lado do Banco do Brasil), empreendimento cuja administração hoteleira é de responsabilidade do GRUPO HABITASUL.
E por ora, finalmente, os moradores de Jurerê Internacional apontam os mesmos problemas na elevatória de esgoto, instalada na área ao lado do Passeio dos Namorados, junto a Restinga, nas proximidades da Avenida dos Salmões e Posto de Praia Q 1-C (Cosmos 300).
A AJIN fará novos encaminhamentos junto aos órgãos responsáveis (Municipal e Estadual/Federal), para que se proceda a imprescindível fiscalização dos serviços públicos de saneamento, embora a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC tenha se manifestado, em fevereiro de 2018, não atuar em Jurerê Internacional, por ser Sistema Não Concessionado pelo Município de Florianópolis.
Nota: o Sistema de Saneamento Básico em Jurerê Internacional, FOI CONSIDERADO IRREGULAR, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE/SC (31.08.2022) no julgamento do Processo nº LCC 17/0083305.
Matéria necessária para quem não conhece os descompromissos no tratamento de esgoto da região de Jurerê Internacional.