Roma é uma cidade da Itália. É a capital do país, da província homônima e também da região do Lácio. Com 2,8 milhões de habitantes em 1 285,3 km² de área, também é a maior cidade italiana e a quarta mais populosa da União Europeia.

A área urbana de Roma se estende além dos limites administrativos da cidade. Entre 3,2 e 4,2 milhões de pessoas vivem na área metropolitana da capital italiana. A cidade histórica de Roma está localizada na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre, dentro do Lácio.
Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano.

Mas incrivelmente a cidade de Roma está com enormes problemas com a coleta de resíduos e a destinação final em aterros sanitários. São duas mil toneladas de resíduos por semana que ficam a céu aberto. Roma vive com lixeiras e containers transbordando com todo tipo de resíduos, e a população convive com o lixo a céu aberto nas ruas e avenidas.
Basta fazer um tour por Roma para perceber lixeiras transbordando, ruas e calçadas cobertas de lixo, contêineres para reciclagem que permanecem dias em frente às casas e não são esvaziados. Um quadro lamentável.
Cidadãos de Roma que pagam de fato uma das taxas de resíduos sólidos mais altas da Itália por um serviço que não é prestado. E o lixo continua nas ruas e avenidas de Roma. O cheiro do lixo é insuportável.
Em 2019, na crise do lixo à época, a Prefeitura de Roma considerou enviar resíduos ao exterior para garantir a limpeza de suas ruas, uma vez que a cidade estava mais uma vez envolvida em uma emergência no serviço de coleta de lixo.
