JBS S.A. PASSA A DETER 50% DA MANTIQUEIRA BRASIL CUJA UNIDADE DE SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ PODERÁ VIR A SER VIZINHA DE SETE ATERROS SANITÁRIOS INCLUSIVE DE RESÍDUOS DE SAÚDE

A JBS S.A. desconhece que a unidade da Mantiqueira Brasil, em São João de Itaperiú/SC, poderá vir a ser lindeira de sete aterros sanitários nesse município catarinense. A UNIDADE da Mantiqueira Brasil está instalada e operando há muito tempo em São João do Itaperiú, e se encontra consolidada na área.

Os licenciamentos ambientais desses empreendimentos são de interesse da LAVORARE SERVIÇOS S.A., empresa que no Instituto Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está buscando as instalações de aterros sanitários de resíduos perigosos e não perigosos em São João do Itaperiú em Santa Catarina, a menos de 600 metros da unidade da Mantiqueira Brasil.

Em 16 de janeiro de 2024, isso há um ano, o Blog Dinheiro Público noticiou que a JBS negociava a compra da MANTIQUEIRA BRASIL.

JBS NEGOCIA A COMPRA DA MANTIQUEIRA BRASIL E DESCONHECE QUE UNIDADE DE AVES E OVOS EM SÃO JOÃO DO ITAPERIU ESTÁ A MENOS DE 600 M DE SETE ATERROS SANITÁRIOS,

Certamente a JBS S.A. não tem conhecimento de que vai herdar o maior litígio no meio ambiente de Santa Catarina.

Esses sete aterros sanitários da LAVORARE, em São João do Itaperiú, tem um único processo de licenciamento ambiental tramitando no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. No processo que tramita no IMA, a empresa LAVORARE não informou a esse órgão público estadual, que a menos de 600 metros do limite da área de seus aterros sanitários está instalada, operando e consolidada uma das nove unidades de aves e ovos da Mantiqueira Brasil.

A OSCIP AÇÃO AMBIENTAL, que tem por presidente Jadir Silva de Lima, ingressou na Justiça de Santa Catarina com uma Ação Civil Pública processo no. 50004812720248240006, tendo por réu a LAVORARE que a menos de 600 metros da unidade de produção de ovos e aves em São João do Itaperiú, busca instalar aterros sanitários com altíssimo potenciais de poluição e contaminação.

Na ação civil pública da OSCIP AÇÃO AMBIENTAL, Jadir Lima citou entre outros ilícitos a Instrução Normativa – IN 56/2007, de 4 de dezembro de 2007 do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DO GOVERNO FEDERAL, que diz que os estabelecimentos avícolas devem estar localizados em área não sujeita a condições adversas que possam interferir na saúde e bem-estar das aves, ou nas qualidades de produtos (aves e ovos), devendo ser respeitada a distância mínima entre o estabelecimento avícola e outros locais de risco sanitário de 3km (três quilômetros).

Esses aterros sanitários, caso licenciados e instalados em São João do Itaperú, vão comprometer a saúde e bem-estar das aves, ou nas qualidades de produtos (aves e ovos), da Mantiqueira Brasil, que agora tem por sócia a JBS S.A.

A Mantiqueira Brasil e a JBS anunciaram na manhã desta segunda-feira (27) que a partir de agora a 10ª maior empresa produtora de ovos do mundo se torna uma sociedade em que as partes detém 50% cada.

A Granja Mantiqueira foi fundada por Leandro Pinto 1987, com apenas 30 mil galinhas poedeiras em Minas Gerais. Hoje, produz cerca de 4 bilhões de ovos por ano, posicionando-se como a maior produtora de ovos da América do Sul.

A operação societária estabelece que o valor do investimento será definido segundo regras comuns a este tipo de negócio tendo por base um Enterprise Value para 100% da Mantiqueira Brasil de R$ 1,9 bilhão. O acordo, segundo a empresa, marca um passo decisivo na expansão da Mantiqueira Brasil para os mercados internos e externos. O objetivo é construir a maior plataforma de produção e comercialização de ovos do mundo.

O objetivo é que a Mantiqueira Brasil replique com sua produção de ovos o sucesso já alcançado pela JBS no mercado de carnes. Mas, embora ovos seja um produto novo no portfólio da companhia, o setor avícola não é. A JBS é, também uma das líderes globais no setor de avicultura, com atuação no Brasil e no exterior. Globalmente, a JBS opera no setor avícola por meio da Pilgrim’s Pride Corporation desde 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui