Frente pela Gestão de Resíduos Sólidos Participativa divulga análise técnica sobre proposta de PPP para o setor
Pesquisadores e estudantes da UFRGS e da Unisinos, junto a profissionais de outras entidades e de movimentos sociais, alertam para necessidade de ampliar o debate sobre o projeto da Prefeitura de Porto Alegre que propõe passar para uma concessionária a gestão dos resíduos sólidos da cidade
Nesta quarta-feira (22/01) o grupo técnico da Frente pela Gestão de Resíduos Sólidos Participativa apresenta a sua análise técnica sobre a PPP dos Resíduos Sólidos de Porto Alegre. A apresentação é transmitida pelo YouTube e acontecerá presencialmente na Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS (R. Luiz Englert, 333, Porto Alegre).
Dia seguinte, em 23/01/2025, a partir das 17h, a Frente pela Gestão de Resíduos Sólidos Participativa fortalecerá uma manifestação em área frontal à Conferência Nacional do Meio Ambiente de Porto Alegre.
Movimentos e Entidades, Frente Parlamentar das Catadores, Catadores do Rio Grande do Sul, Fórum de Catadoras e Catadores de Porto Alegre e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), combatem à privatização dos resíduos sólidos e a criminalização dos catadores de rua. Buscam que a Prefeitura de Porto Alegre mantenha contratos dignos com associações e cooperativas, e visam a melhoria e ampliação dos serviços de catadoras e catadores de materiais recicláveis em Porto Alegre.
A 7ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre ocorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro de 2025. A Comissão Organizadora da Conferência conta com representantes dos setores públicos, privado e sociedade civil. Na edição de 2025, a temática está dividida em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; Transformação ecológica; Governança e educação ambiental.
Sugestão de leitura: