New York City compreende 5 distritos situados no encontro do rio Hudson com o Oceano Atlântico. No centro da cidade fica Manhattan, um distrito com alta densidade demográfica que está entre os principais centros comerciais, financeiros e culturais do mundo. Entre seus pontos emblemáticos, destacam-se arranha-céus, como o Empire State Building, e o enorme Central Park.
A Times Square é o coração de Nova York e com os anos se transformou em um símbolo dessa cidade cosmopolita graças às suas luzes e seus chamativos painéis publicitários.
Oficialmente Cidade de Nova York (em inglês: New York City), é a cidade mais populosa do estado de New York e dos Estados Unidos e tem uma população correspondente a 8.804.190 habitantes (Fonte: New York Department of Sanitation – DNSY, em português Departamento de Saneamento da cidade de Nova York, 2021).
A grande cidade turística de Nova York, nos EUA, conhecida pelas lojas, restaurantes, moda, pelos pontos emblemáticos e por uma das maiores festas de ano novo do mundo, é também o município do desperdício.
O New York Department of Sanitation (DNSY), ou Departamento de Saneamento da cidade de Nova York, afirma que é o maior departamento de saneamento do mundo. O DSNY coleta mais de 10.500 toneladas de lixo residencial e institucional e 1.760 toneladas de recicláveis todos os dias.
Cerca de 9.500 pessoas trabalham na coleta de lixo e reciclagem de 12 mil toneladas de resíduos produzidos por mais de 8,8 milhões de habitantes, de acordo com o DSNY, Departamento de Saneamento da cidade de Nova York.
Os nova-iorquinos jogam fora toneladas de lixo por dia, e na maioria dos casos, o DSNY não coleta os resíduos de empresas (lojas e outros).
O DSNY diz que a legislação obriga as empresas a providenciarem a remoção de lixo e recicláveis por meio de uma companhia de transporte licenciada, embora os proprietários também possam solicitar permissão para transportar seus próprios resíduos.
O ex-Senador do estado de New York, entre 2007 e 2013, Eric Leroy Adams é o atual prefeito New York City, nos Estados Unidos.
Lá na cidade de Nova York, a apresentadora, empresária e modelo brasileira Luciana Gimenez, recentemente caminhava pelas ruas e avenidas de Nova York, atenta a tudo ao seu redor, quando se deparou com o “lixo reciclável” à beira da calçada que transitava.
Em uma belíssima rua de Nova York, na foto o leitor pode observar a existência de uma loja famosa na esquina, estava destinado o lixo do comércio local à beira do passeio público (calçada). Um saco branco com lixo, e o total de quatro manequins, sendo dois masculinos e dois femininos, feitos de materiais diversos e destinados na posição ereta, com plataforma pedestal, pintados em vermelho metálico, e dispostos naquele espaço certamente por uma loja, como “lixo reciclável”, para serem coletados de acordo com a legislação de Nova York.
Luciana Gimenez nessa belíssima rua de Nova York se encantou com os dois casais de manequins pintados de vermelho metálico, diga-se, de passagem, “lixo reciclável”.
E inacreditavelmente Luciana Gimenez surpreendeu a todas as pessoas que estavam em sua companhia durante a caminhada. E certamente ficaram surpresos os turistas que transitavam na bela rua de Nova York.
A modelo Luciana Gimenez posou com os dois casais de manequins. Fotos foram coletadas naquele momento, e a seguir publicadas no seu Instagram que pode ser acessado aqui.
Mas Luciana Gimenez foi mais longe, e tomou a iniciativa de levar um manequim (masculino) para a sua casa. Inacreditável. Os turistas que transitavam naquele momento fizeram registros em fotos e vídeos.
A beira da calçada da rua famosa de Nova York, ficaram abandonados dois manequins (femininos) acompanhados de um manequim (masculino), todos à espera da mesma sorte de por lá passar outra modelo, ou aguardando serem coletados pela companhia de transporte licenciada, contratada pela loja para a remoção do “lixo reciclável” em Nova York, até o destino final, conforme determina o DSNY.
Muito provável que a modelo Luciana Gimenez não tenha conhecimento das normas do DSNY e da legislação sanitária em Nova York.
Pode se ler o que digitou Luciana. “O lixo de Nova York está muito chic. Olha o lixo que legal“, disse ela ao mostrar os quatro manequins pintados de vermelho metálico. “Aqui em NY, se você acha uma coisa legal, você pode levar para casa e eu vou levar para casa. Já tem fila de gente querendo levar“, falou Luciana Gimenez. “Eu vou pegar o carro e vou levar. Olha isso. Estamos com o manequim e levarei para a casa o manequim vermelho que eu achei na rua“. Luciana Gimenez fez o registro em sua timeline e filosofou: “Tudo depende do ponto de vista… Lixo ou Relíquia ?? NYC 2022″.
Parece tudo certinho, mas cabe considerar alguns pontos.
Luciana Gimenez pegou “lixo reciclável” em rua de Nova York. E o “lixo reciclável” disposto em ruas e avenidas de Nova York tem dono, e esse tem responsabilidade até o seu destino final, já que há norma do DSNY quanto a destinação final desses resíduos sólidos de empresas.
Muito provável que uma companhia de transporte licenciada em Nova York, contratada pela loja para a remoção do lixo reciclável até o destino final, recebeu dinheiro para executar esse serviço, e quando da remoção da via pública do “lixo reciclável”, em vez de quatro unidades de manequins encontrou três nessa rua famosa de Nova York. No mínimo a remoção de um manequim pela Luciana causou a interferência no fluxo do transporte e da destinação final do “lixo reciclável” entre a loja (dona dos dois casais de manequins) e a transportadora licenciada. A loja pagou quatro e a empresa removeu três manequins. A conta não fecha. Assim como não fechou a Guia de Transporte de “lixo reciclável” realizada pela empresa contratada pela loja.
E se desejar trazer “lixo reciclável” para o Brasil, Luciana terá problemas, já que deverá se submeter a legislação. E essa para importar “lixo reciclável” é rigorosa. Se declarar como compra do “manequim masculino vermelho metálico”, Luciana terá que ter uma nota fiscal. E complica, já que pegou na rua o “lixo reciclável”.
Se a casa for em Nova York poderá Luciana manter o “manequim masculino vermelho metálico” como objeto decorativo? Ou não?
Com certeza terá que devolver o “manequim masculino vermelho metálico” ao DSNY. Com pedido de desculpas é claro. Ao pegar o “lixo reciclável” em Nova York, o “manequim masculino vermelho metálico” que achou na rua”, Luciana cometeu um erro. Lá há legislação que trata de disposição de “lixo reciclável” em via pública. Da propriedade desse “lixo reciclável” e de sua responsabilidade, bem como a sua destinação final ambientalmente correta. Lixo sempre tem dono.
Lixo em Nova York é de responsabilidade do município. Do DSNY. E de responsabilidade das empresas, no caso da loja dona dos quatro manequins, que pagou uma companhia de transporte para remover o “lixo reciclável” e essa tem a responsabilidade de dar destino ambientalmente correto. Tudo fiscalizado pelo DSNY. Há guias de transporte de “lixo reciclável” e essas são fiscalizadas pelo Departamento de Saneamento da cidade de Nova York (DSNY).
Mas ao mesmo tempo, a modelo Luciana Gimenez, com esse exemplo negativo, contribui com a divulgação da necessidade de todos nós no Planeta Terra, de promover a reciclagem, e assim reduzir o lixo que vai para o destino final, no caso para o aterro sanitário. Lixo ou Relíquia ??Certamente “lixo reciclável”, considerando a legislação de Nova York.