CONTAINERIZAÇÃO DO LIXO DOMICILIAR DE PARTE DA CIDADE DE PORTO ALEGRE É DEFICIENTE E A SUA OPERAÇÃO APRESENTA IRREGULARIDADES

Prefeitura de Porto Alegre - Foto - Adm. Enio Noronha Raffin

O LIXO de Porto Alegre há muito tempo é destaque dos veículos de comunicação da Capital gaúcha. Seja por atitudes positivas, ou mesmo negativas.

A partir de 1986 representações da cidadania apontaram problemas no LIXO de Porto Alegre.  Licitações públicas, editais, greves, paralisações e rescisões de contratos foram alvos de denúncias na Câmara Municipal de Porto Alegre, de inspeções extraordinárias e auditorias no Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que atua no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A história do LIXO da Capital gaúcha passa pela condenação no TCE-RS de ex-diretor geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Porto Alegre.

E a história do lixo de Porto Alegre chega na Coleta Containerizada.

A CONESUL SOLUCOES AMBIENTAIS é a empresa privada pioneira da Coleta de Resíduos Automatizada na Capital gaúcha. Em 2011, partiu do empresário Geferson Paulo Tolotti, profissional que atua nas áreas de limpeza urbana, construções e incorporações, participações em empreendimentos, locações de bens, estacionamentos rotativos, transportes públicos, pecuária e agroflorestal, a ideia de Porto Alegre vir a receber o sistema de coleta conteinerizada, à época uma inovação tecnológica na coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos.

Nesses 12 anos da coleta containerizada da Capital gaúcha, a empresa CONESUL cumpriu com os contratos assinados com a Prefeitura de Porto Alegre, assinados com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

A CONESUL é responsável por parte da operação da coleta containerizada de Porto Alegre e o serviço público contratado pelo DMLU, e executado por essa empresa que tem sede em Santa Cruz do Sul, RS, tem sido exemplar. São 12 anos de trabalho na Capital gaúcha.

O mesmo já não acontece com a empresa Consórcio Porto Alegre Limpa, responsável pela coleta automatizada  do lixo de parte da cidade de Porto Alegre.

Caixas metálicas ou containreres da COLETA AUTOMATIZADA em PORTO ALEGRE-RS

 A coleta conteinerizada ou coleta automatizada consiste na execução da coleta em contêineres posicionados nas vias públicas, de acordo com planejamento prévio por parte do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Prefeitura de Porto Alegre. 

O sistema de Coleta Containerizada ou Coleta Automatizada é operado por caminhões compactadores de carga lateral e caminhões lava-conteineres de carga lateral automatizados, os contêineres são esvaziados e higienizados, conforme rotas e frequências estabelecidas pelo DMLU. O controle do sistema é totalmente automatizado, sendo realizado pelo motorista da própria cabine do veículo. É preciso uma única pessoa para operar a Coleta Containerizada ou Coleta Automatizada.

 A Coleta de Lixo Automatizada, via a containerização, é realizada pelo menos três vezes por semana por empresas privadas em Porto Alegre.

Entre os bairros atendidos totalmente pela coleta automatizada destaca-se: Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Praia de Belas e Rio Branco.

Azenha, Floresta, Higienópolis, Petrópolis, Menino Deus, Santa Cecília, Santana e São João são bairros de Porto Alegre atendidos parcialmente pela coleta de lixo automatizada. A coleta automatizada recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito.

Mais recentemente, em 27 de abril de 2023 em entrevista ao programa BandNews Porto Alegre Primeira Edição o prefeito Sebastião Melo afirmou que “reconheço que não está dando certo“. Melo afirmou  que um dos motivos elencados é “porque as pessoas colocam o lixo misturado”. Se referiu certamente o prefeito Melo, a mistura do lixo domiciliar com o lixo reciclável quando da operação da Coleta Containerizada ou Coleta Automatizada de Porto Alegre.

Na semana passada, a Prefeitura de Porto Alegre se manifestou sobre o mesmo tema, via o Secretário de Serviços Urbanos, que afirmou “que não descarta contratação emergencial de outra empresa para realizar a coleta de lixo”. O Secretário de Serviços Urbanos se referia a empresa responsável por parte da coleta de lixo automatizada realizada na Capital gaúcha, matéria publicada no CORREIO DO POVO que pode o leitor acessar aqui.

O prefeito Sebastião Melo foi mais duro com o problema na operação de parte da Coleta Automatizada. A empresa Consórcio Porto Alegre Limpa, responsável pela coleta automatizada de parte da cidade de Porto Alegre tem até segunda-feira (22/05/2023) para normalizar serviço de coleta containerizada.

O acúmulo de lixo nas ruas e avenidas de Porto Alegre, registrado na semana passada por veículo de comunicação GZH, em bairros como Bom Fim e Santana, foi um dos temas da entrevista do prefeito Sebastião Melo ao Gaúcha Atualidade, na manhã de quinta-feira 18/05/2023.

Ao comentar os problemas com a coleta de resíduos domiciliares na Capital, por meio da Coleta Containerizada, o prefeito Melo afirmou que a empresa responsável pelo recolhimento tem até a próxima semana para normalizar a operação na cidade, ou um processo licitatório emergencial será contratado para suprir as demanda, matéria que pode ser lida aqui.

O leitor pode acessar o Jornal do Comércio de Porto Alegre e ler a matéria que tem por título “Reconheço que não está dando certo’, diz Melo sobre contêineres de lixo em Porto Alegre“.

Não há qualquer dúvida que o LIXO de Porto Alegre passa por sérios problemas quanto a sua operação, no caso o serviço público da Coleta Containerizada. Parte desse serviço essencial da Coleta Automatizada.

No mínimo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana irá notificar o Consórcio responsável pela deficiente operação da Coleta Automatizada, e após deverá ser multado.

Parece que o LIXO é o carma de Porto Alegre. É uma expressão dinâmica de uma lei natural de responsabilidade. Se há um contrato público para a operação de Coleta Containerizada ou Coleta Automatizada, a empresa ou consórcio contratado tem que ser responsável com o serviço público a ser prestado. O que não dá para aceitar é ver o lixo nas ruas e avenidas da Capital gaúcha fora dos containeres espalhados pela cidade.

As ruas da Capital gaúcha nas proximidades da rodoviária, a iniciar pela Voluntários da Pátria estão um caos. O lixo se encontra a céu aberto. Certamente os hotéis que estão sediados na região sofrem com o lixo espalhado sem qualquer solução por parte da Prefeitura de Porto Alegre. Perde também o TURISMO.

Porto Alegre continua a mesma, Porto Alegre continua suja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui