ÁREA DO MEGA ATERRO SANITÁRIO DA VITAL ENGENHARIA ESTÁ A FRENTE DO RIO TIETÊ E DA COMUNIDADE REFÚGIO EM JESUS

Rio Tietê e a fauna - Capivara

DIA DO RIO TIETÊ. São 1.136 quilômetros de extensão a partir de sua nascente em Salesópolis. Em seu trajeto, banha 62 municípios paulistas, entre eles está Pirapora de Bom Jesus, em São Paulo.

RIO TIETÊ – SÃO PAULO

Pirapora do Bom Jesus é um município brasileiro do estado de São Paulo. Está localizado na Zona Oeste da Grande São Paulo. A população no município, é estimada em 18.836 pessoas (conforme IBGE/2024). Seus limites são os municípios de Cabreúva e Jundiaí a norte, Cajamar a leste, Santana de Parnaíba a sul e Araçariguama a oeste.

A cidade fica num vale encravado entre grandes montanhas da Serra do Voturuna, a beira do Rio Tietê e está distante 54 km do MARCO ZERO da cidade de São Paulo, monumento geográfico localizado na Praça da Sé, zona central em frente à Catedral da Sé.

Anualmente 600 mil romeiros vão buscar graças no Santuário Cristocêntrico (conceito fundamental dentro da teologia cristã e dentro do Cristianismo, que coloca a pessoa de Jesus Cristo como o centro e o foco principal de todas as crenças, ensinamentos e práticas da fé cristã).

O evento “Romaria a Bom Jesus” no município de Bom Jesus de Pirapora reúne devotos que se dirigem ao Santuário do Bom Jesus para pedir proteção à lavoura e agradecer pelas graças recebidas.

São milhares de pessoas a cavalo, a pé, em carroças, de bicicleta, carros e até motos, que chegam para homenagear e reverenciar a imagem de Bom Jesus em mais uma festividade paulista de cunho religioso, certamente um dos mais importantes eventos do estado de São Paulo. Não há qualquer dúvida que Pirapora do Bom Jesus é um Município de Interesse Turístico.

Pirapora do Bom Jesus não tem apenas o turismo religioso. No Inventário de Oferta Turística apenso ao PROJETO DE LEI No. 0678/2017 – Assembleia Legislativa de São Paulo, estão listado pelo menos 156 motivos para a cidade ser visitada.

Além de proporcionar aos visitantes atividades de caráter cultural-religioso, Pirapora do Bom Jesus também oferece natureza pródiga em recursos naturais, como a Serra do Voturuna (ou Boturuna – Tombamento – Resolução nº 17 de 04/08/1983, da Secretaria da Cultura do Estado de SP), o Morro de Capuava e a Serra do Japi.

E como em todas as cidades do Mundo, lá em Pirapora do Bom Jesus também há lixo. Essa cidade não tem um aterro sanitário para a destinação final de 12,89 toneladas/dia, ou ainda 4.643 ton/ano de resíduos sólidos urbanos, geradas por 6.100 domicílios. O lixo de Pirapora do Bom Jesus é enviado ao aterro sanitário da TECIPAR Engenharia e Meio Ambiente Ltda em Santana do Parnaíba/SP.

A OSCIP AÇÃO AMBIENTAL foi a Pirapora do Bom Jesus visando a celebração do RIO TIETÊ, afinal hoje é o seu dia de comemoração.

O que se sabe é que silenciosamente a empresa ECOPARQUE PIRAPORA AMBIENTAL S.A. que tem por única sócia a VITAL Engenharia Ambiental S.A., ambas do Grupo Queiróz Galvão, está buscando o licenciamento ambiental na CETESB para instalar um mega aterro sanitário em Pirapora do Bom Jesus (PROCESSO CETESB.044899/2023-58, de 06/06/2023 – arquivado e o PROCESSO CETESB.062292/2024-30 de 04/09/2024 – em tramitação)

Pirapora do Bom Jesus que tem uma população de 18.836 pessoas (Estimativa 2024 – IBGE), e que produz 12,89 toneladas de lixo por dia, pode vir a ser palco de um mega aterro sanitário, empreendimento privado que busca o recebimento de 7.000 (sete mil) toneladas de resíduos sólidos urbanos de São Paulo, da cidade de São Paulo.

Inacreditável!!!

Parte da área desse mega aterro sanitário, denominado ECOPARQUE PIRAPORA, margeia o RIO TIETÊ. O portão de entrada da área de 900 hectares é acessado pela Estrada Franciso Missé. Do outro lado da referida artéria municipal está a Comunidade Refúgio em Jesus fundada em 20/09/2012.

Placa informa FAZENDA CACIQUE – Área onde a Vital Ambiental pretende instalar um mega aterro sanitário e outros empreendimentos

La atrás essa empresa buscou no Governo Federal, na Agência Nacional de Mineração, a pesquisa e analise na área para exploração no subsolo de Calcário (calcário calcítico é utilizado no processo de fabricação do ferro para produzir a escória, que remove as impurezas do minério enquanto produz gusa líquido. É adicionado ao sínter e pelotas de ferro para auxiliar o fluxo e promover a aglomeração em seus produtos.)

A empresa ECOPARQUE PIRAPORA AMBIENTAL S/A, da Vital Engenharia Ambiental S.A. ingressou no Agência Nacional de Mineração com o processo de no. 820.462/202, em 04/08/2023, com o Requerimento de Autorização de Pesquisa para CALCÁRIO visando a Fabricação de cimento na área de 900 hectares em Pirapora do Bom Jesus. Em 26/10/2023 foi autorizada a AUT PESQ/ALVARÁ DE PESQUISA 03 ANOS.

Agência Nacional de Mineração – Documento da ECOPARQUE PIRAPORA AMBIENTAL S.A. para a pesquisa de CALCÁRIO

Ecoparque Pirapora e a Comunidade Refúgio em Jesus estão a 100 metros do Rio Tietê.

A Comunidade Refúgio em Jesus não sabia de que estão pretendendo instalar esse mega aterro sanitário a frente de sua clínica de reabilitação que oferece tratamentos especializados para pessoas que buscam se recuperar de dependências químicas, como álcool e drogas.

Com sede na Estrada Municipal Francisco Missé, em Pirapora do Bom Jesus, a frente do mega aterro sanitário ECOPARQUE PIRAPORA está a Comunidade Refúgio em Jesus. É uma clínica de reabilitação que oferece tratamentos especializados para pessoas que buscam se recuperar de dependências químicas, como álcool e drogas. O objetivo principal é ajudar os pacientes a alcançarem uma vida saudável livre de vícios.

Os moradores de Pirapora do Bom Jesus desconhecem a intenção de instalarem um mega aterro sanitário e outros empreendimentos na “Cidade da Fé”, que ali adiante poderá vir a ser conhecida popularmente por CIDADE DO LIXÃO.

Você que tem fé em Jesus, e que anualmente participa da Romaria a Bom Jesus no município de Bom Jesus de Pirapora, evento religioso que reúne 600 mil devotos, os quais se dirigem ao Santuário do Bom Jesus para pedir proteção à lavoura e agradecer pelas graças recebidas, pode começar a partir de hoje a pedir votos para que esse mega aterro sanitário em Pirapora do Bom Jesus não se concretize. Empreendimento de alto potencial poluidor, do solo, água e ar, só vai trazer sério problemas a cidade. Adiante vamos comentar um dos pontos importantes: o da trafegabilidade dos caminhões carretas que poderão transitar por estradas e ruas da cidade de Pirapora do Bom Jesus.

O total de 62 deputados estaduais de São Paulo apoiaram o PROJETO DE LEI no. 0678/2017 – Assembleia Legislativa de São Paulo, que destacou a cidade de Pirapora do Bom Jesus como um Município de Interesse Turístico.

O total de 62 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foram a favor na aprovação desse Município de Interesse Turístico. Será que também esses deputados serão apoiadores da iniciativa privada em instalar um mega aterro sanitário na “Cidade da Fé” que declararam de Interesse Turístico?

Partindo do MARCO ZERO da cidade de São Paulo, o acesso a área do mega aterro sanitário da Vital Engenharia Ambiental, em Pirapora do Bom Jesus, se dá a partir Rodovia Presidente Castelo Branco (BR-374), no Km 48 (a frente do Posto Shell) nas coordenadas Latitude 23°26’56.06″S e Longitude 47° 3’25.71″O. A seguir deverá acessar a sua direita a Estrada Municipal Ubaldo Lolli, percorrendo no sentido leste até a Estrada SP-312, por 9 km até o ingresso na área urbana de Pirapora do Bom Jesus. Dentro da “Cidade da Fé”, siga pela Avenida José de Almeida Neves, Avenida Beija Flor, e a Estrada Franciso Missé, onde vai localizar a entrada do Ecoparque Pirapora e a Comunidade Refúgio em Jesus.

Esse percurso acima entre São Paulo e Pirapora do Bom Jesus poderá vir a ser utilizado por centenas de caminhões carretas, diariamente, veículos pesados carregados com lixo para a descarga de 7.000 toneladas por dia no mega aterro sanitário, transitando por dentro da cidade.

Podemos exemplificar se um Veículo cavalo mecânico Scania 8×2 de capacidade para 54,5 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), levar uma carreta de três eixos com 37 toneladas de carga líquida de resíduos sólidos urbanos, serão necessários 189 caminhões, para uma viagem de ida e volta no trajeto de São Paulo ao aterro sanitário da ECOPARQUE PIRAPORA da empresa Vital Engenharia Ambiental S.A. do grupo Queiróz Galvão, em Pirapora do Bom Jesus.

Para 189 caminhões carretas carregadas com lixo, em 30 dias, será 5.670 viagens somente de ida. Como há volta no trajeto devemos multiplicar por 2, o que representa o total de 11.340 viagens pelas estradas e ruas da cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Em um ano chegarão ao total de 136.080 viagens por dentro da cidade de Pirapora do Bom Jesus. Na vida útil desse aterro sanitário proposto no estudo da empresa dona no empreendimento, de 37 anos, os moradores dessa cidade vão conviver com mais de 5 milhões de viagens de ida e volta de caminhões carretas na Estrada Municipal Ubaldo Loii, na Avenida José de Almeida Neves, Avenida Beija Flor e na Estrada Franciso Missé (ida e volta) em Pirapora de Bom Jesus.

Caso licenciado o aterro sanitário, serão enterradas mais de 93 milhões de toneladas de lixo no município de Pirapora do Bom Jesus, “Cidade da Fé”, com 18 mil habitantes, e 6.100 moradias, que produzem 12,89 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. Em 37 anos, considerando o prazo de vida útil do aterro sanitário privado da Vital Engenharia Ambiental, a cidade de Pirapora do Bom Jesus terá gerado algo em torno de 1.716.948 toneladas de resíduos sólidos urbanos, o correspondente ao percentual de 1,8 do total de lixo ingressado município.

Abaixo a OSCIP AÇÃO AMBIENTAL divulga as fotos da área de 900 hectares em Pirapora do Bom Jesus, repleta de coleções hídricas, acidentada com morros, e vegetação nativa e eucaliptos que tudo aponta ser imprópria a instalação de mega aterro sanitário para enterrar mais de 93 milhões de toneladas de lixo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui